em

Eleições entram nos últimos dias de campanha

Horário eleitoral tem penúltimo dia e Justiça eleitoral faz últimos acertos antes das eleições

 

Fabio Matavelli
Justiça Eleitoral faz últimos preparativos antes das eleições de domingo

 

 

 

 

As eleições municipais entram na contagem regressiva, e restando quatro dias para a escolha de prefeito e vereadores, os candidatos em Ponta Grossa tem os últimos dias para campanha e de exposição no rádio e na televisão. A Justiça Eleitoral também faz seus últimos preparativos antes das eleições.

Os partidos e candidatos têm até sábado (1º) para fazer campanha de rua: de acordo com a legislação eleitoral, será o último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

Esta quarta-feira será a penúltima oportunidade para os eleitores consultarem os programas eleitorais no rádio e na televisão, além dos ‘spots’ dos concorrentes ao cargo de vereador, que seguem sendo exibidos ao longo da programação até a quinta-feira.

Sem prisão

Desde terça-feira (27) e até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto.

Aplicativos

A partir desta semana a Justiça Eleitoral também disponibilizou três aplicativos para os eleitores utilizarem nas eleições municipais. Os aplicativos (Apps) “Resultados”, “Boletim na Mão” e “Eleições 2016” desenvolvidos pela Justiça Eleitoral já estão disponíveis para download gratuito na loja Google Play. Os usuários do sistema IOS poderão baixar os aplicativos nos próximos dias.

O App “Resultados” permite ao cidadão acompanhar, em tempo real, o resultado das eleições deste ano. Os resultados do primeiro turno serão divulgados, via aplicativo, a partir das 17h do dia 2 de outubro.

Já o aplicativo “Boletim na Mão” permite que o resultado do pleito municipal de 2016 seja conferido por meio do código QR – um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares que têm câmera fotográfica. A ferramenta possibilita que qualquer cidadão acesse de forma rápida, segura e simplificada as informações contidas nos Boletins de Urna, documentos que são impressos após o encerramento da votação e afixados em quadros de aviso nas seções eleitorais.

Já o aplicativo “Eleições 2016” oferece ao cidadão notícias, vídeos e acesso aos demais aplicativos desenvolvidos pela Justiça Eleitoral. O layout da ferramenta lembra a página do TSE na internet. Ao entrar no App, o cidadão poderá obter informações como a situação eleitoral, local de votação, justificativa eleitoral e transporte de eleitores, entre outras.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.