em

Justiça intensifica divulgação de mudança de locais de votação em PG

Escolas estaduais não serão usadas como locais de votação domingo e Justiça Eleitoral afirma que transferência não trará prejuízos aos eleitores

Peterson Strack
Urnas estão sendo lacradas em Ponta Grossa e em seguida seguirão para locais de votação

Ponta Grossa teve 27 locais de votação alterados, por conta das ocupações em escolas estaduais, mas a mudança não irá interferir no processo eleitoral no próximo domingo (30), assegura a Justiça Eleitoral. A transferência de locais de votações em Ponta Grossa fará com que mais de 64 mil eleitores votem em lugares diferentes de onde compareceram no primeiro turno.

O processo de lacração das urnas em Ponta Grossa se encerra nesta quarta-feira e logo em seguida elas deverão seguir para os locais de votação. De acordo com a juíza Noeli Reback, da 139ª vara eleitoral, a divulgação dos lugares que foram modificados está sendo intensificada durante a semana e na sexta-feira serão colocados avisos nos antigos pontos de votação, informando onde serão os novos locais. “Vamos reforçar estas mudanças e evitar confusão, bem como em cada local que foi modificado fixar faixas e cartazes informando sobre a mudança e indicando onde é o novo local de votação. É importante reforçar que este processo não trará prejuízos aos eleitores, conseguimos lugares próximos e o eleitor não será forçado a tomar um ônibus, ou ficar longe do local que votou anteriormente”, explicou a magistrada.

Ainda de acordo com a juíza, a mudança dos locais de votação também não devem implicar em filas ou empecilhos para os eleitores. “Estamos trabalhando para que não haja nenhum contratempo, e tradicionalmente o maior número de eleitores comparece pela manhã, então não há expectativa de atrasos”, afirmou Noeli Reback.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em todo o Estado, 700.315 eleitores (sendo 533.733 em Curitiba; 102.526 em Maringá e 64.056 em Ponta Grossa), distribuídos em 2.184 seções eleitorais, votarão em um novo local provisório nesta eleição de segundo turno.

Essa operação demandou um grande esforço logístico do TRE do Paraná e provocou um adicional de R$ 3 milhões no custo original das eleições deste ano, que é de R$22,2 milhões, um acréscimo aproximado de 15%.

Como consultar os locais de votação que foram alterados em Ponta Grossa:

– Aplicativo móvel “Onde Voto”, disponibilizado pelo TSE:

http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2016/aplicativos-justica-eleitoral

Observação importante: no sistema Android o aplicativo do TSE já foi atualizado com os novos locais de votação. Entretanto, no sistema IOS a versão nova somente estará disponível a partir desta quarta, dia 26.

– Consulta direta no site do TSE:

http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao.

– Relação dos locais de votação alterados, disponível no site do TRE-PR:

http://www.tre-pr.jus.br/eleicoes/locais-de-votacao-remanejados/

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.