em

Prefeituras dos Campos Gerais se renovam

A maior parte dos 23 municípios dos Campos Gerais optou em renovar suas prefeituras para os próximos quatro anos. As eleições deste ano mostram que somente em sete cidades da região o prefeito conseguiu se reeleger.

Em somente cinco cidades da região não houve tentativa de reeleição este ano, as votações do dia 2 de outubro apontam que em 65% das prefeituras dos Campos Gerais houve uma renovação no Executivo.

Há, ainda, situações de municípios como Piraí do Sul e Jaguariaíva, em que não há uma definição sobre o resultado das eleições. Nos dois municípios os prefeitos tentam a reeleição, e dependendo das decisões da Justiça o número de reeleitos pode aumentar.

Em Piraí do Sul, o candidato mais bem votado foi Toto (PTdoB), no entanto, ele teve o registro de sua candidatura negado pela Justiça. No entanto, de acordo com um comunicado da Justiça Eleitoral de Piraí do Sul, até que o recurso seja julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não haverá declaração oficial sobre o resultado da eleição no município. O concorrente de Toto era Tim Milleo (PSD), que concorre à reeleição.

Já em Jaguariaíva os três candidatos a prefeito tiveram candidaturas indeferidas, incluindo o atual prefeito, José Sloboda (PHS), e todos os votos foram considerados nulos. Sloboda foi o mais votado no município, e caso seu recurso seja aceito pelo TSE, ele será reeleito. A cidade ainda pode ter uma nova eleição, caso os três concorrentes tenham seus recursos negados.

Nos Campos Gerais há ainda situações de prefeitos que não foram reeleitos, mas sim reassumem os cargos que já ocuparam em gestões anteriores. É o caso de Castro, onde Moacyr Fadel (PMDB) volta ao Executivo após ser prefeito entre 2004 e 2012. Em Ipiranga, Luiz Blum (PSC) retorna à Prefeitura após chefiar o Executivo entre 2004 e 2012.

 

Os Eleitos

 

Divulgação
“É um desafio muito grande, nos comprometemos em enxugar a máquina e administrar melhor um orçamento que para uma cidade do porte de Tibagi, é bom. Precisamos investir mais na geração de empregos e na saúde, reestruturar a prefeitura com concursos públicos e aumentar a segurança pública no município” – Rildo, prefeito eleito em Tibagi, um dos municípios que decidiu pela não reeleição.

 

Divulgação
“Vamos continuar fazendo aquilo que deu certo no primeiro mandato. Trabalhar na educação, que rendeu o segundo melhor índice do Ideb no Paraná, melhorar a saúde e pavimentação, com obras que fizeram a diferença e melhorar as estradas rurais. O desafio é gerir as contas públicas em um cenário que não é otimista, com o governo federal arrecadando menos e repassando menos aos municípios. Equilibrar estas finanças vai ser o maior desafio” – Osmar Blum, prefeito reeleito em Carambeí.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.