em

Para 96% da população, Lava Jato deve continuar ‘custe o que custar’

Divulgação
Sergio Moro criticou projeto de abuso de autoridade

 

No centro de crise entre os Poderes, a Lava Jato é defendida por 96% dos brasileiros, que afirmam que a operação deve “investigar até o fim custe o que custar”, mostra pesquisa do Instituto Ipsos divulgada na sexta-feira (2).

O instituto entrevistou 1.200 pessoas em 72 cidades brasileiras entre 1º e 13 de novembro de 2016. Em janeiro, a mesma pesquisa havia mostrado que 90% apoiavam irrestritamente a ação da Lava Jato.

Os resultados da pesquisa mostram ainda que caiu o percentual de pessoas que acham que a operação está piorando a situação econômica e de desemprego no país: em janeiro, eram 46%. Em novembro, 35%.

Além disso, em janeiro, aponta a Ipsos, 81% dos brasileiros achavam que a Lava Jato deveria continuar seus trabalhos independentemente de trazer instabilidade política. No mês de novembro, 94% querem que as investigações continuem apesar de provocar turbulências. Já para 91%, ela deve continuar mesmo que traga instabilidade econômica, contra 79% em janeiro.

A Lava Jato está no centro de uma crise entre os Poderes Legislativo e Judiciário desde que deputados aprovaram, na madrugada de quarta-feira (30), emendas que desfiguraram o pacote de dez medidas proposto pelo Ministério Público Federal para o combate à corrupção.

O juiz federal responsável pela operação, Sergio Moro, foi ao Senado nesta quinta-feira (1º), defender o pacote e criticou o projeto de abuso de autoridade, redigido pelo próprio Renan, e discutiu com senadores.

Na quarta-feira, os procuradores da Lava Jato ameaçaram renunciar coletivamente caso a proposta entre em vigor.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.