em

Prefeitos esclarecem dúvidas sobre gestão financeira

Divulgação
Prefeitos se reuniram com membros do TCE e da Alep

A convite do primeiro-secretário do Legislativo paranaense, deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Fernando Guimarães fez uma explanação sobre o funcionamento do órgão que fiscaliza a aplicação de dinheiro público. “Foi interessante essa aproximação promovida pelo deputado Plauto, pois muitas vezes os prefeitos acham que nossa função é só apontar erros, enquanto também podemos auxiliar e promover uma boa gestão pública”, afirma o conselheiro.

Plauto explica que as maiores dúvidas dos prefeitos se concentram nas áreas da educação e saúde, “justamente os setores que consomem uma grande parte do orçamento”. Milton Luiz Alves (PSC), eleito pela primeira vez para comandar a prefeitura de Campina da Lagoa, admite que tinha uma visão equivocada do TCE. “Quando se ouve falar no Tribunal de Contas temos a impressão de que seremos apenas julgados e punidos. Hoje percebi o quanto o TCE pode nos ajudar. Só tenho a agradecer ao Plauto por essa possibilidade”.

O prefeito reeleito de Imbituva, Bertoldo Rover (PSD), também elogiou a oportunidade. “Apesar de já ter a experiência do primeiro mandato, a conversa de hoje foi importante, pois portas foram abertas para uma proximidade ainda maior com o TCE”. Também participaram da reunião o prefeito eleito de Campo Largo, Marcelo Puppi (DEM) e de Nova Cantu, José Carlos Gomes (DEM).

Plauto encerrou a reunião lembrando aos prefeitos que a Assembleia está sempre de portas abertas. “Compete a nós, deputados, intermediar essa aproximação entre os poderes e os órgãos públicos e de controle e fiscalização. E, acima de tudo, viabilizar às prefeituras, inclusive com informações, que contribuam com a administração das cidades”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.