em

Pauliki reforça pedidos emergenciais de segurança pública em Ponta Grossa

Construção da Casa de Custódia e transferência dos detentos de Imbituva que estão no Hildebrando, são algumas das solicitações que o deputado irá reforçar no encontro com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, no próximo dia 16

Frente aos últimos acontecimentos do sistema carcerário, onde em Manaus mais de 60 detentos foram mortos e hoje mais 30 em Roraima, o deputado estadual Marcio Pauliki evidencia a importância de que medidas preventivas sejam tomadas junto ao Sistema Carcerário do Estado do Paraná, visando a segurança da população.

“Essa situação exige uma atenção especial para que não aconteça em Ponta Grossa o mesmo fato que tomamos conhecimento nesses últimos dias. Hoje a Cadeia Pública Hildebrando de Souza abriga 779 detentos, porém ela foi construída para 207 presos, essa situação é preocupante e exige medidas emergenciais, uma vez que estamos quase quatro vezes mais a capacidade de detentos”, comenta o deputado Pauliki.

Recentemente o deputado Marcio Pauliki esteve reunido com lideranças da área de segurança em Ponta Grossa onde discutiram ações de curto, médio e longo prazo para o sistema carcerário da cidade. Estiveram presentes juntamente com suas equipes o delegado-chefe da 13ª SDP, Danilo Cesto, o diretor do Presídio Hildebrando de Souza, Bruno Propst e o diretor da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG), Luiz Francisco da Silveira.

Essa situação do sistema carcerário de Ponta Grossa compromete operações das polícias militar e civil, pois os novos presos não tem espaço. Isso porque foram transferidos presos de Imbituva para o presídio Hildebrando de Souza – “há pouco tempo eu, o deputado Plauto e lideranças da cidade estivemos reunidos com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, onde já relatamos os pedidos emergenciais para a segurança pública em Ponta Grossa”, comenta Pauliki.

Todos esses assuntos de segurança pública serão reforçados no próximo dia 16 de janeiro, quando o deputado estadual Marcio Pauliki tem agenda em Curitiba com o secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita.

“Vou solicitar novamente ao secretário de segurança para que seja revisto o valor da licitação para a Construção da Casa de Custódia na cidade atraindo empresas para participar e pedir a transferência imediata dos presos que vieram de Imbituva para o complexo de Pinhais, ampliando as vagas carcerárias e amenizando os problemas que hoje enfrentamos na nossa cidade”, comenta Pauliki.

Ainda segundo o deputado no dia 11, quarta-feira, o governador Beto Richa estará em Ponta Grossa – “além da audiência no dia 16, vou aproveitar a vinda do governador para a formatura da Turma do Curso de Formação dos Soldados e reforçar esse projetos”.

É importante destacar que esses pedidos emergências para o sistema carcerário impactam diretamente na segurança da população – “basta olharmos a onda de violência em Manaus, após a rebelião que deixou 60 mortos e levou à fuga de mais de 180 presos, ao menos 12 pessoas foram assassinadas nos últimos dias. Isso é o reflexo da fuga de presos”.

Há um mês os deputados Marcio Pauliki e Plauto Miró solicitaram ao estado R$ 300 mil para obras emergências da Cadeia Pública Hildebrando de Souza e estudo para a implantação do sistema de Canteiros Virtuais na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.