em

Audiência pública discutirá segurança nas universidades

A segurança nas universidades públicas do Paraná será tema de audiência pública em Ponta Grossa no próximo dia 19 de maio, às 19 horas, no auditório da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O evento foi aprovado pela Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, através do deputado federal Aliel Machado (Rede). O tema vem sendo muito debatido na comunidade acadêmica das universidades públicas por conta do crescente número de ocorrências envolvendo alunos e servidores nas instituições e arredores.

Divulgação
Vereador Geraldo Stocco e deputado Aliel Machado entregaram convite da audiência ao presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Aldo Nelson Bona

O vereador Geraldo Stocco (Rede), também acadêmico de Direito da UEPG, foi quem levou até o deputado Aliel Machado – integrante da Comissão de Educação na Câmara Federal – a necessidade de se discutir com autoridades e comunidade sobre o assunto. Stocco aponta que há falta de dados específicos das ocorrências, tendo em conta que a polícia militar, que atende as ocorrências, não específica o local, apenas o bairro. No entanto, um levantamento feito somente na UEPG Uvaranas, somente no ano passado, aponta para cerca de 100 abordagens, 12 furtos a terceiros e 3 roubos.

Para o vereador Geraldo Stocco, o debate é importante para que se possam achar meios que evitem e previnam as ocorrências. “É inaceitável vermos o descaso com as nossas universidades, precisamos de atitudes imediatas, e com essa audiência tenho certeza que o conseguiremos isso”, afirmou. Esta semana, em Brasília, Stocco e Aliel entregaram um convite oficial ao presidente da Associação Brasileira dos Reitores de Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), Aldo Nelson Bona, que confirmou presença no encontro. Além do presidente da Abruem, serão convidados ainda representantes de todas as universidades públicas do Estado, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e autoridades em segurança.  Para o deputado Aliel Machado, diante dos casos registrados, é urgente propor o debate entre a comunidade e autoridades. “O diálogo é fundamental para conseguirmos encontrar soluções para a falta de segurança. E estamos somando esforços para ajudar a resolver o problema”, disse.

Emendas parlamentares

Além da audiência marcada para o próximo dia 19 de maio, o vereador Geraldo Stocco conseguiu junto ao deputado Aliel Machado o compromisso do envio de emendas parlamentares com verbas para a UEPG e Unicentro – a área de aplicação das emendas ainda será estudada, mas estará de acordo com as necessidades de cada uma das instituições. Durante a visita, o vereador também participou de duas audiências públicas da Comissão de Educação da Câmara, entre elas uma reunião que debatia a presença de fotos “eróticas” em livros didáticos. Ainda em Brasília, Stocco também acompanhou o debate na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) sobre a reforma trabalhista aprovada em plenário na madrugada da última quinta-feira (27).

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.