em

Projeto quer incentivar participação de jovens na política

Com o intuito de aproximar os adolescentes e jovens do meio político e reafirmar a necessidade de “uma nova classe política”, os vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Vinícius Camargo (PMB) apresentaram o projeto de lei (PL) 86/2017. A medida cria a ‘Câmara Jovem’ em Ponta Grossa e quer reproduzir a estrutura do Legislativo para a participação de jovens do ensino médio.

Divulgação
Proposta dos vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Vinícius Camargo (PMB) pretende aproximar jovens e adolescentes a partir da criação da Câmara Jovem

A medida quer fazer com que estudantes a partir do nono ano tenham a possibilidade de pensar sobre a política local. “Nossa ideia é conseguir a adesão de ao menos 23 colégios da cidade para que cada uma dessas instituições eleja um representante e esse parlamentar componha a Câmara Jovem, instituição que irá funcionar nos mesmos moldes do Legislativo Municipal”, explica o vereador Vinícius Camargo.

Com a eleição de 23 representantes das escolas, a Câmara Jovem irá se reunir uma vez por mês na sede do Legislativo Municipal em uma sessão que reproduzirá as mesmas regras do Legislativo convencional, com ordem do dia e votação de projetos, por exemplo. “É importante que os jovens tenham a proximidade com a atividade política para que se interessem por ela, a política precisa de boas pessoas para que o meio se transforme e se rejuvenesça”, frisa Geraldo Stocco.

Os próprios idealizadores da proposta são resultado da renovação do Legislativo Municipal em 2016, que passou da casa dos 65%. Stocco, com 23 anos; e Vinícius, com 27, ambos cumprindo o primeiro mandato, foram eleitos em 2016 apostando na força dos jovens na política. “Nós somos frutos de uma renovação e queremos fazer com que os jovens se interessem pela política, atividade que muda a vida das pessoas”, argumenta o vereador Vinícius Camargo.

O projeto foi protocolado no começo de abril no Legislativo Municipal e ainda tramita pelas comissões internas da Casa de Leis antes de entrar em votação no plenário. Propostas do tipo já existem em outros Poderes Legislativos municipais e até mesmo na Câmara dos Deputados em Brasília.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.