em

Lei permite que PM amplie atendimento de equoterapia

A lei estadual, de autoria do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT), que regulamentou a equoterapia na Polícia Militar do Paraná já começa a trazer resultados. Com a legislação, a PM passa a ter condições de formar parcerias e participar de convênios para receber recursos financeiros. Com isso, o atendimento deve ser ampliado.

Divulgação
Hoje são atendidas pela equoterapia da PM 102 famílias e outras 382 estão em fila de espera

Segundo o subcomandante do Regimento de Polícia Montada ‘Coronel Dulcídio’ (RPMon), major Elias Ariel de Souza, se não fosse a lei as ações de equoterapia desenvolvidas gratuitamente pela PM desde 1992 estariam engessadas. “A partir de agora temos nosso trabalho reconhecido por direito. Atendemos prioritariamente famílias mais humildes, já que um dos critérios que adotamos é a renda familiar”, explica Souza. Hoje são atendidas pela equoterapia da PM 102 famílias e outras 382 estão em fila de espera.

A lei pretende, inclusive, reduzir essa fila de espera. “A lei possibilita que façamos convênios e que possamos buscar acesso a recursos, o que irá ampliar nosso atendimento. Temos um convênio em andamento com a Universidade Tuiuti, de Curitiba, que poderá trazer mais profissionais. Sem a lei isso seria impossível”, afirma o major.

Além disso, Souza ressalta que a partir de convênios com universidades, a legislação pode trazer benefícios para estudos científicos acerca da equoterapia. “Projetos de pesquisa e de extensão das universidades poderão ser desenvolvidas mediante a regulamentação de nossa atividade”, salienta.

A equoterapia promove melhorias na coordenação motora, aumento da autoestima e mais independência de crianças com necessidades especiais. “É impossível ficar indiferente ao ver o progresso delas com o tratamento. Com a regulamentação, na prática, a Polícia Militar vai conseguir viabilizar mais recursos para a equoterapia e aumentar o número de pacientes atendidos”, enfatiza Pauliki.

 

 

 


Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.