em

CPI de Questões Fundiárias define primeira oitiva

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Questões Fundiárias, da Assembleia Legislativa do Paraná, definiu nesta quarta-feira (21) a data de realização da primeira tomada de depoimento, que fará parte das investigações da Comissão.

Na próxima quarta-feira (28), será convocado o Coordenador Especial de Mediação e Conflitos da Terra, major Jean Rafael Puchetti Ferreira, responsável pela Coordenadoria Especial de Mediação e Conflitos da Terra (Coorterra). A unidade atua buscando a mediação entre os ocupantes de áreas a serem reintegradas e os proprietários, além de auxiliar no planejamentode ações para efetiva desocupação nas quais os acordos não forem realizados ou cumpridos.

Divulgação
Para deputado Marcio Pauliki, oitivas representam um importante avanço nos trabalho

 

Para o presidente da CPI, deputado Marcio Pauliki (PDT), as oitivas representam um importante avanço nos trabalhos. “A CPI caminha de forma célere e transparente. O início das oitivas demonstra que estamos no caminho certo”, destacou.

O deferimento da Coorterra como a primeira instituição a ser ouvida deu-se por sua grande importância e também por possuir dados contundentes. De acordo com a coordenadoria, existem no Paraná 84 áreas aguardando os processos de reintegração.“Tenho certeza que essa oitiva será esclarecedora. Teremos acesso a informações muito importantes que nos ajudarão a esclarecer algumas questões fundiárias do Estado”, afirmou o relator da CPI, deputado Paulo Litro.

A Comissão enviou a nove entidades estaduais e federais pedidos de informações sobre a atuação desses órgãos nas questões fundiárias. Até esta quarta-feira (21) apenas a Coorterra e a Polícia Militar enviaram as respostas dentro do prazo regimental.

No documento enviado, a Polícia Militar do Paraná (PM) entregou cópia da conclusão do inquérito policial militar no qual informou que os policiais militares atuaram em legitima defesa no episódio envolvendo a morte de dois integrantes do Movimento Rural Sem Terra (MST) no acampamento da Fazenda São Tomás Balduíno em abril do ano passado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.