em

Ortigueira já tem 60% dos eleitores recadastrados

Na última segunda-feira (26), a cidade de Ortigueira iniciou o recadastramento biométrico com um recorde em atendimentos. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), 60% dos eleitores já haviam realizado a biometria, superando as expectativas da instituição.

O juiz eleitoral Ricardo Piovesan explicou que após a visita do desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do TRE-PR, ocorrida no dia 26 de abril, várias atitudes foram tomadas, dentre elas, reuniões com a prefeitura, câmara de vereadores, lideranças religiosas, diretores de escolas e com agentes comunitários de saúde a fim de explicar a importância da biometria para o município e a necessidade de ampla divulgação na convocação dos eleitores. Para o juiz eleitoral, a grande dificuldade enfrentada está na extensão territorial da comarca, “somos o quarto maior município do estado do Paraná e existem comunidades distantes até 70 km do centro, com acesso apenas por estrada de terra”.

A prefeita Lourdes Banach disponibilizou ônibus para o transporte diário dos eleitores e com as férias escolares esses ônibus ficarão integralmente à disposição da Justiça Eleitoral. Segundo o juiz, já estão agendados o transporte de eleitores residentes nos bairros onde houve baixa procura dos eleitores pela biometria. Ainda de acordo com Piovesan, os servidores do cartório da 167ª Zona Eleitoral fazem um acompanhamento diário do quantitativo de atendimentos, e quinzenalmente, com o chefe de cartório Rafael Antônio Costa, apresentam na sessão da Câmara de Vereadores os resultados obtidos e também os locais onde há necessidade de maior atenção, com o objetivo de informar a população sobre a necessidade da realização da biometria. Todas as atividades são amplamente divulgadas na rádio local, inclusive nas mídias sociais como Facebook e YouTube.

Para o Fórum Eleitoral de Ortigueira, a meta é atingir o recadastramento de aproximadamente 18 mil eleitores, o que corresponde a quase 100% do eleitorado atual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.