em

Pequisa aponta equilíbrio para disputa no Estado

Levantamento sobre eleições para governador feito pelo Paraná Pesquisas mostra equilíbrio entre pelo menos três concorrentes em quatro cenários

 

Faltando pouco mais de um ano para a realização das eleições que irão escolher o próximo governador do Paraná, o instituto Paraná Pesquisas divulgou um levantamento a respeito das intenções de voto na disputa estadual. A sondagem levou em consideração quatro cenários eleitorais, em todos eles apresentando equilíbrio entre os concorrentes.

A sondagem sobre as intenções de voto para o governo do Paraná foi realizada entre os dias 2 a 5 de julho, ouvindo 2.207 eleitores em 63 municípios. O levantamento tem grau de confiança de 95,0%, para uma margem estimada de erro de 2,0%.

A pesquisa estimulada apresentou cinco nomes de possíveis candidatos a governador do Estado, em quatro cenários diferentes. “É uma pesquisa que mostra uma situação ‘embolada’, com, pelo menos, três candidatos muito equilibrados”, comenta Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira, diretor do Paraná Pesquisas. Para o responsável pelo instituto, o cenário tende a permanecer indefinido pelos próximos meses, dependendo dos desdobramentos. “Tudo dependerá do desempenho deles e também de quem irá se candidatar, de fato”, complementa Murilo Hidalgo.

O levantamento do Paraná Pesquisas ofereceu como possíveis nomes para concorrer ao governo do Estado o deputado federal Ênio Verri (PT), o senador Roberto Requião (PMDB), o ex-senador Osmar Dias, o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado Ratinho Junior (PSD) e a vice-governadora Cida Borghetti (PP). Os três últimos já adiantaram que pretendem se lançar à disputa estadual, sendo que Cida e Ratinho atualmente pertencem ao mesmo grupo de apoio ao atual governador Beto Richa (PSDB).

A mesma pesquisa ainda consultou os eleitores em quem eles não votariam em uma disputa pelo governo do Paraná. 39,7% dos entrevistados afirmaram que não votariam em Requião, enquanto que Cida Borghetti tem uma rejeição de 31,6%, Ratinho Junior tem 19,7% de rejeição e 14,7% não aprovam o nome de Osmar Dias. 8,8% afirmaram que poderiam votar em todos os candidatos, enquanto que 9,9% respondeu não saber em quem não votaria.

Confira os números da pesquisa:

Se as eleições para Governador do Estado do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem o Sr(a) votaria?

Cenário 1

Ratinho Junior 29,4%

Roberto Requião 24,9%

Osmar Dias 24,3%

Cida Borghetti 4,2%

Ênio Verri 2,1%

Não sabe 5%

Nenhum 10,1%

Cenário 2

Ratinho Junior 29,6%

Roberto Requião 25,6%

Osmar Dias 24,7%

Cida Borghetti 4,4%

Não sabe 4,9%

Nenhum 10,8%

 

Cenário 3

Ratinho Junior 36,7%

Osmar Dias 34,2%

Cida Borghetti 6,5%

Não sabe 7,0%

Nenhum 15,5%

Cenário 4

Ratinho Junior 38,3%

Roberto Requião 31,5%

Cida Borghetti 7,3%

Não sabe 5,6%

Nenhum 17,4%

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.