em

Câmara aprova criação de sistema de ciclovias em PG

Peterson Strack
Proposta estabelece plano para criação de ciclovias e ciclofaixas na cidade

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou – em segunda discussão – na segunda-feira (22) um projeto que determina que o município passe a contar com um sistema cicloviário em suas principais ruas e avenidas.

A proposta já havia sido aprovada em primeira discussão ainda em fevereiro deste ano, no entanto, fora retirado para vistas a pedido de Eduardo Kalinoski (PSDB). A proposta de estabelecer um sistema cicloviário na cidade passou a contar como coautor o parlamentar tucano, que pediu para discutir a proposta com representantes de entidades ligadas ao ciclismo e à mobilidade urbana, a fim de ouvir propostas à matéria.

De acordo com o projeto de lei, o município passa a ser obrigado a instalar nas ruas da cidade faixas separadas e destinadas exclusivamente para o tráfego de bicicletas. As ruas onde estas ciclofaixas seriam implementadas seriam definidas pelo órgão responsável pelo trânsito na cidade, no caso, a AMTT. O projeto ainda menciona a necessidade e fornecer estruturas de cicloviários nos terminais de ônibus, prédios públicos e escolas, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Para passar a valer, a medida agora segue para sanção do Executivo, se aprovado pelo prefeito, entra em vigor, e em caso de veto, a matéria retorna ao Legislativo, que analisa o parecer negativo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.