em

Câmara de PG cria ‘CPI dos Devedores’

Comissão quer apurar dívidas junto ao município e saber se Executivo está sendo eficiente em cobrá-las

Divulgação
Câmara de Vereadores autorizou criação de mais uma CPI

 

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa autorizou a criação de mais uma Comissão Parlamentar de Inquérito. Na quarta-feira (23) o Legislativo iniciou um processo para formar um grupo que pretende investigar os grandes devedores no Município.

A chamada ‘CPI dos Devedores’ quer levantar o número exato de empresas que possuem débitos junto à Prefeitura, qual o valor exato desta dívida, e se o Município tem sido eficiente ao fazer estas cobranças.

De acordo com o presidente da Câmara, Sebastião Mainardes (DEM), ‘senão todos, praticamente todos os vereadores’ concordaram com a criação da CPI e assinaram o requerimento que pede a instalação da comissão. A iniciativa de criar a CPI dos Devedores, no entanto, partiu de Daniel Milla (PV), da base governista.

A ideia do parlamentar é saber “Existem grandes empresas que devem há sete anos. É preciso saber porque até hoje esta dívida não foi quitada. Não me refiro a casos que estão parcelando suas dívidas, mas de devedores que não alteraram sua situação junto ao município. A informação é de que a Prefeitura tem R$ 130 milhões a receber de devedores. O objetivo também é saber se as medidas tomadas pelo Executivo surtiram algum efeito para diminuir esta dívida”, comenta Milla. A CPI dos Devedores também apresenta em seu requerimento o objetivo de “entre os grandes devedores, identificar dívidas que acabaram prescrevendo por inércia do Poder Público Municipal”.

Na próxima semana os líderes partidários deverão se reunir para definir os cinco membros que farão parta da nova CPI. Embora tenha sido o idealizador e coletado as assinaturas para a criação da Comissão, Milla assegura que não faz questão de integrar a CPI. “Senão for eleito pelos membros, sem problemas”, garantiu.

Após criada, a CPI tem um prazo de 90 dias para apresentar seu relatório final, podendo, no entanto, estender suas atividades por mais 90 dias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.