em

Instalação de companhia da PM no Santa Paula depende de detalhes

Em audiência com secretário de Segurança, autoridades apresentam demandas e instalação de companhia da PM depende de imóvel

 

Divulgação

Deputados e vereadores de Ponta Grossa apresentaram para secretário demandas da segurança pública na cidade

 

Deputados estaduais de Ponta Grossa, acompanhados de vereadores, estiveram em audiência com o secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, na terça-feira (22). Na reunião foram apresentadas demandas da segurança no município e discutido a respeito da instalação de uma Companhia da Polícia Militar no bairro do Santa Paula. O encontro foi mediado pelos parlamentares Plauto Miró Guimarães (DEM) e Marcio Pauliki (PDT).

A instalação da unidade da PM no bairro depende de detalhes, sobretudo a escolha do imóvel. De acordo com a pasta estadual e do 1º Batalhão da Polícia Militar, a efetivação da companhia esbarra na definição de onde ela ficará sediada. “A dificuldade maior é com relação ao imóvel. A 2ª Companhia faz parte de um plano de divisão do município em três regiões, e não abarcaria apenas a região do Santa Paula, mas uma área que incluiu diversos bairros como Cará-Cará, Cristo Rei, entre outros”, comenta o tenente-coronel Edmauro Assunção, comandante do 1º Batalhão da PM. “Uma vez regularizada a documentação, a Companhia passará a operar”, declarou Mesquita, após a audiência com os deputados e vereadores.

Para Plauto, a confirmação da criação da sede da Companhia é um sinal de que o governo está sensível às necessidades dos ponta-grossenses. “Estamos fazendo um grande esforço junto à Secretaria de Segurança, para contribuir ao máximo com a redução dos crimes na cidade. Estou na expectativa de que nos próximos dias tenhamos outras novidades nesse sentido”, disse.

Segundo Pauliki, a união das forças parlamentares é fundamental para angariar melhorias à sociedade. “Atuamos visando o melhor para a sociedade. Esse é um passo muito importante para a segurança da cidade. Em breve, teremos mais novidades para esta área”, afirma o deputado.

Mais policiamento em Uvaranas

A audiência contou com as presenças dos vereadores Sebastião Mainardes (DEM) – presidente da Câmara Municipal – Daniel Milla (PV), Ezequiel Bueno (PRB), João Florenal (Podemos), Jorge da Farmácia (PDT), Paulo Balansin (Podemos) e Professora Rose (PSB). Todos apresentaram pedidos e sugestões ao secretário.

A ampliação dos módulos móveis da Polícia Militar para atuarem em Uvaranas foi uma das propostas apresentadas. Os vereadores Ezequiel e Florenal, explicaram a situação delicada que a população do bairro vem enfrentando. “São quase 100 mil pessoas que estão com medo da violência”, destacou Ezequiel. “Quase todo fim de semana são registrados dois ou três assassinatos. É alarmante”, completou Florenal.

“Temos relatórios aqui que comprovam o que os vereadores estão dizendo. Vamos, com certeza, tomar providências”, declarou o secretário. Ainda durante a reunião Mesquita determinou que aos representantes das polícias civil e militar mobilizem as corporações para as ações necessárias.

Mais investimentos

Os representantes de Ponta Grossa também ouviram a confirmação de que os recursos para a construção da Casa de Custódia estão garantidos. E que a reforma da Cadeia Pública Hildebrando de Souza, com recursos provenientes de emendas dos deputados Plauto e Pauliki, vai ser iniciada.

Outra novidade é a destinação 250 novos carros para as sedes dos batalhões da PM. Os primeiros lotes de novos veículos liberados pelo governo do estado priorizaram os municípios menores. Todas as cidades do Paraná receberam, na média, entre uma e duas viaturas. Agora será a vez de equipar as cidades polos. Estima-se que ao menos seis veículos sejam entregues para cada Batalhão.

O secretário também confirmou que está em estudo, como ação de governo, a aquisição de carros especiais para os módulos móveis. Com isso, seria possível atender a reivindicação apresentada pelos vereadores de Ponta Grossa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.