em

Projeto quer obrigatoriedade de artistas locais em shows

Incentivo à cultura

 

Fabio Matavelli
Rudolf e Stocco criaram projeto com a intenção de incentivar os músicos locais

 

 

Os vereadores Geraldo Stocco (Rede) e Rudolf ‘Polaco’ Christensen (PPS) protocolaram durante a semana um projeto de lei (PL) para incentivar a participação de artistas locais em eventos realizados no município. A medida obriga a apresentação de “cantores, instrumentistas, bandas ou conjuntos musicais” com residência em Ponta Grossa na abertura de shows financiados por recursos públicos ou que sejam realizados em espaços públicos.

O projeto ‘Novos Talentos’ baseia-se, de acordo com o documento protocolado na Câmara, na dificuldade de um artista local em obter visibilidade, além de garantir incentivos que contribuam para o aumento no número de apresentações. A medida, caso aprovada, tornará obrigatória a participação dos artistas em qualquer evento realizado, patrocinado e apoiado pelo Poder Público, bem como eventos realizados em espaços públicos.

A forma de seleção das bandas, cantores os grupos musicais ficaria a critério do próprio diretor artístico ou a produção do show – desde que obedeça os critérios descritos na lei: artistas que residem em Ponta Grossa. Caso não seja possível cumprir a medida, abre-se a possibilidade de utilizar músicos que residem no Paraná. O descumprimento da medida obriga a devolução dos recursos públicos obtidos para a realização do evento, além de multa de 200 valores-referência (VRs) – algo em torno de R$ 15,1 mil.

“É uma forma de incentivar os músicos e a cultura local, para que os artistas locais também tenham a oportunidade de ser mais conhecidos”, argumenta Stocco. “Conversamos com alguns músicos locais, que deram ideias para o projeto, que incentivar a cultura local, a cidade só sai ganhando”, complementa Rudolf.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.