em

Segurança e emprego são as maiores preocupações do ponta-grossense

Levantamento aponta que população teme violência e riscos trazidos pela crise econômica

 

Divulgação
Medo de violência e assaltos é o que mais preocupa o ponta-grossense, segundo pesquisa

 

 

As principais preocupações do ponta-grossense atualmente são a violência e os efeitos da crise econômica. De acordo com um levantamento feito pelo IRG Pesquisas, em parceria com o Diário dos Campos, os maiores temores da população de Ponta Grossa é ser vítima de algum tipo de violência, seguido de quatro itens relacionados à situação econômica atual.

A ‘saúde’, item que costuma aparecer como um dos mais cidades pela população, desta vez é lembrado por somente 5% dos entrevistados. “O aumento de assaltos, o crescimento do desemprego, o País não conseguir da crise hoje são as maiores preocupações citadas, jogando a saúde, que tradicionalmente é uma das principais questões, lá para baixo. Chamam a atenção estes dados, porque são temas que mostram que o cidadão está preocupado com a crise econômica e seus reflexos. Se a situação do País estivesse melhor, talvez outros temas iriam ser mais mencionados”, analisa Ricieri Garbelini, diretor do IRG Pesquisas.

Trânsito

Um dado que chamou a atenção de Garbelini ao coletar as opiniões do ponta-grossense foi a menção ao ‘trânsito’ como uma das maiores preocupações. As ruas da cidade aparecem à frente de temas relacionados à educação e algumas consequências da crise econômica, por exemplo. “Chama a atenção, porque apresenta a mesma ideia que em Curitiba, por exemplo, que é uma cidade maior. É um assunto que está começando a preocupar o ponta-grossense, no futuro pode vir a ser tornar uma das principais questões”, acredita.

Parceria

O levantamento feito pelo IRG Pesquisas é fruto de uma parceria entre o instituto e o Jornal Diário dos Campos, que irá se desdobrar em outras sondagens, com o objetivo de ouvir a opinião da população ponta-grossense a respeito de diferentes temas. “É importante que haja esta parceria, quando a gente realiza estas pesquisas a gente está buscando entender mais a cidade, e de alguma forma ajudar e melhorar a cidade”, afirma Garbelini.

O levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais entre os dias 29 de Julho e 02 de agosto, ouvindo 600 pessoas. O grau de confiança da pesquisa correspondente a 95%, para uma margem estimada de erro de 4%.

 

 

Principais preocupações da população

Em sua opinião, qual a maior preocupação do ponta-grossense atualmente?

Ser vítima de algum tipo de violência ou assalto 31,36%

Perder meu emprego 19,81%

Que o País não saia da crise 12,17%

Ter que pagar mais impostos 8,42%

Não conseguir pagar as contas básicas da casa 7,96%

Não conseguir pagar minhas dívidas 6,40%

Saúde 5,30%

Trânsito 1,40%

Não sabe 1,25%

Não conseguir fazer as compras no supermercado 1,25%

Ter que fechar meu negócio 0,94%

Não conseguir pagar a faculdade/pós-graduação 0,94%

Ter que tirar meu(s) filho(s) da escola particular ou trocar por outra mais barata 0,78%

Reformas 0,62%

Ter que abrir mão de certos confortos que conquistei e deixar de consumir coisas que gosto 0,62%

Corrupção 0,47%

Não tenho nenhum receio 0,31%

 

fonte: IRG Pesquisas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.