em

Pesquisa mostra preferência de eleitores de PG

Levantamento do Paraná Pesquisas mostra que Alvaro Dias, Ratinho Junior, Marcelo Rangel, Roberto Requião e Beto Richa lideram intenções de voto

O instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento para saber a opinião dos eleitores ponta-grossenses a respeito da disputa que irá acontecer no ano que vem. Restando quase um ano para as eleições de 2018, a sondagem quis saber quem o eleitor prefere para os cargos de presidente, governador e senador.

Os nomes que despontam como os mais citados pelos ponta-grossenses são do senador paranaense Alvaro Dias (Podemos) para a disputa presidencial, liderando nos dois cenários possíveis; Ratinho Junior (PSD) e do prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel (PPS) – que recentemente colocou seu nome como pré-candidato – para o governo; cada um aparecendo à frente das pesquisas em dois cenários; e Roberto Requião (PMDB) e Beto Richa (PSDB) sendo os mais lembrados para a disputa ao senado.

O levantamento feito pelo Paraná Pesquisas apresentou aos eleitores consultados sete cenários possíveis de eleição. Ao todo, 19 nomes foram apontados como opções de votos, sendo que a disputa para o governo estadual foi a que teve maior variedade de cenários: quatro.

O Paraná Pesquisas ouviu 657 eleitores entre os dias 02 e 04 de setembro de 2017, com um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de 4,0%.

Disputa presidencial

Cenário 1

Alvaro Dias

36,6%

Jair Bolsonaro

17,0%

Lula

8,9%

João Doria

8,3%

Marina Silva

6,2%

Joaquim Barbosa

4,7%

Ciro Gomes

3,7%

Não sabe

3,2%

Nenhum

11,5%

O senador paranaense Alvaro Dias (Podemos) é o mais lembrado para o cargo de presidente entre os leitores ponta-grossenses, superando Jair Bolsonaro (PEN) e Luiz Inácio da Lula (PT), que aparecem em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Cenário 2

Alvaro Dias

36,9%

Jair Bolsonaro

18,1%

Lula

8,9%

Geraldo Alckmin

6,2%

Joaquim Barbosa

5,3%

Marina Silva

5,3%

Ciro Gomes

3,7%

Não sabe

3,7%

Nenhum

12,0%

Na outra opção apresentada ao eleitor, a única é mudança é no candidato do PSDB, com Geraldo Alckmin no lugar de João Doria. Os dois tucanos se apresentam como quarta preferência do eleitor ponta-grossense, sendo que o prefeito de São Paulo tem um desempenho um pouco acima do governador paulista.

Disputa estadual

Cenário 1

Marcelo Rangel

26,5%

Ratinho Junior

22,4%

Osmar Dias

18,5%

Roberto Requião

12,9%

Cida Borghetti

3,1%

Dr. Rosinha

1,2%

Não sabe

3,8%

Nenhum

11,6%

Com Marcelo Rangel (PPS) – que é pré-candidato ao governo – na disputa o eleitorado ponta-grossense mostra preferência pelo prefeito da cidade, à frente de Ratinho Júnior (PSD) e Osmar Dias (PDT). Este cenário ainda traz o senador Roberto Requião (PMDB), a vice-governadora Cida Borhetti (PP) e o ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT) como possíveis concorrentes.

Cenário 2

Marcelo Rangel

29,1%

Ratinho Junior

25,6%

Osmar Dias

23,4%

Cida Borghetti

3,8%

Não sabe

4,2%

Nenhum

14,0%

Sem Dr. Rosinha (PT) na disputa, o cenário pouco se altera, com Rangel (PPS) se mantendo na liderança, com pouco mais de 26% da preferência do eleitorado ponta-grossense. Ratinho Júnior (PSD) e Osmar Dias (PDT) mantêm índices quase idênticos.

Cenário 3

Ratinho Junior

37,7%

Osmar Dias

33,5%

Cida Borghetti

5,0%

Não sabe

5,6%

Nenhum

18,2%

Sem Marcelo Rangel (PPS) como candidato e com uma lista de apenas três candidatos, a preferência do eleitorado se mostra mais dividida. Ratinho Júnior (PSD) aparece como o mais citado, mas levando em conta a margem de erro, Osmar Dias (PDT) estaria tecnicamente empatado.

Cenário 4

Ratinho Junior

42,9%

Roberto Requião

24,9%

Cida Borghetti

6,7%

Não sabe

5,1%

Nenhum

20,3%

Com lista tríplice que excluiria Osmar Dias (PDT) e colocaria Roberto Requião (PMDB) em seu lugar, Ratinho Júnior (PSD) passa a ter ampla preferência entre o eleitorado de Ponta Grossa. Cida Borghetti (PP) segue como a terceira opção dos ponta-grossenses para o governo.

Disputa para o senado

Roberto Requião

38,2%

Beto Richa

27,7%

Gustavo Fruet

23,7%

Christiane Yared

13,5%

Alex Canziani

7,4%

Enio Verri

3,0%

Não sabe

4,9%

Nenhum

17,2%

Com um cenário apresentado, que inclui seis opções, sendo que cada entrevistado deveria apresentar os seus dois de sua preferência, o senador Roberto Requião (PMDB) é mais mencionado na pesquisa em Ponta Grossa, sendo seguido do atual governador do Estado, Beto Richa.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.