em

Municípios dos Campos Gerais avançam na implantação do Samu Regional

Nesta sexta-feira (20) foi dado mais um importante passo para que, enfim, o Serviço e Urgência e Emergência na Região (Samu Regional) saia do papel. Em reunião na Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), prefeitos integrantes das 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde que já assinaram o Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Intermunicipal que irá gerir o Samu Regional (CimSamu) receberam a minuta do projeto de Lei para implantação do Consórcio. O documento deverá ser encaminhado para as Câmaras de Vereadores de cada município participante, para que seja apreciado.

 

Daniel Calvo
Prefeitos agora encaminharão projeto de Lei para que seja analisado pelas Câmaras de Vereadores

 

A entrega dos documentos aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) e contou com a presença da coordenadora da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, Sheila Mainardes; e o ex-coordenador da 3ª Regional, Jaime Nogueira, que tem auxiliado nos trabalhos.

Na ocasião, o prefeito de Ponta Grossa – município que sediará o Samu Regional -, Marcelo Rangel (PPS), destacou que, com a contratação de um serviço de helicóptero, que deve ser utilizado na nova base aérea do Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo (Graer) em Ponta Grossa, a efetivação do Samu Regional será fundamental. “A implantação do Samu Regional representa o aumento da assistência prestada à população na área médica”, aponta Rangel.

Custos

De acordo com Nogueira, dos 28 municípios abrangidos pelas três Regionais de Saúde, 20 já assinaram o Protocolo de Intenções para a Criação do CimSamu. São João do Triunfo deve oficializar a participação nos próximos dias. Ainda faltam os municípios de Ventania, Reserva, Guamiranga, Mallet, Castro, Sengés e Porto Amazonas. “O principal entrave dos municípios é a preocupação com custos de manutenção. Mas esperamos conseguir fazer com que os representantes percebam a importância do Samu Regional”, aponta. A tendência, segundo ele, é que com a qualificação do Samu Regional pelo Ministério da Saúde, os valores per capita fiquem menores do que os que as cidades arcam hoje com o Samu.

Mais

Na Acipg, os prefeitos participaram ainda do lançamento do Anuário Terra de Riquezas, desenvolvido pelo jornal Diário dos Campos, e conferiram a programação do Festival de Tortas de Carambeí, com degustação de alguns dos sabores disponíveis no evento.

Municípios

Os 28 municípios que devem integrar o CimSamu são Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbaú, Imbituva, Inácio Martins, Ipiranga, Irati, Ivaí, Jaguariaíva, Mallet, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Rebouças, Reserva, Rio Azul, São João do Triunfo, Sengés, Teixeira Soares, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.