em

Processo de implantação do Samu Regional ainda é longo

Após a assinatura do protocolo e a aprovação do projeto de Lei pelas Câmaras Municipais é que será criado oficialmente o Consórcio Intermunicipal que irá gerir o Serviço e Urgência e Emergência na Região (CimSamu).

O presidente do Consórcio Intermunicipal de saúde (CimSaúde), o prefeito de Carambeí, Osmar Blum, reforça a importância de adesão de todas as cidades. “Temos que lutar para que chegue aos municípios o que a população realmente precisa”, avalia. “A principal vantagem para as Prefeituras é que ao atender o paciente, o serviço já encaminha para hospital de referência”, complementa Rangel.

Daniel Calvo
Prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, defende implantação do Samu Regional

 

Após aprovação pelas Câmaras, o projeto segue para aprovação na Comissão Interegestores Bipartite (CIB) da Regional de Saúde. Somente então o projeto para o Ministério da Saúde, para que habilite o Samu Regional. Feito isso, o Ministério encaminha as ambulâncias e o Consórcio inicia o processo de contratação das equipes. “É um processo que ainda vai levar alguns meses para começar a funcionar efetivamente. Por isso, precisamos formalizar o Consórcio o quanto antes”, completa Rangel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.