em

Encontro de Mulheres Cooperativistas Frísia recebe 200 cooperadas

Evento aconteceu nesta sexta-feira, em Carambeí

O Clube Social de Carambeí foi palco do 23° Encontro de Mulheres Cooperativistas, um evento que reuniu cerca de 200 mulheres que são cooperadas, esposas ou filhas de cooperados da Frísia. Durante todo o dia, diversas atividades envolveram as mulheres com temas inovadores e que fazem parte da rotina.

Além de integração entre elas, foram realizadas palestras voltadas ao perfil empreendedorista feminino. Organizado por uma comissão de associadas, o encontro aborda questões atuais, voltadas ao público rural, ligados às questões globais de economia e inovação nas atividades.

O economista Tobias Katsman mostrouàs participantes as margens de cada atividade rural, trazendo o tema finanças para um perfil que faz diferença quando atua diretamente no controle da propriedade. Outro aspecto apresentado diz respeito à economia atual e como trabalhar com a atual situação de crise brasileira.

O chef culinário Humberto de Miranda, do Espaço Gourmet Escola de Gastronomia, usou suas técnicas trazidas da Itália para ensinar um risoto simples e, ao mesmo tempo sofisticado,usando a linguiça toscana da Alegra, a marca lançada para cortes suínos industrializados na Unidade de Carnes, localizada em Castro. Para o chef, que cozinhou pela primeira vez para um grande número de pessoas ao vivo, o evento foi muito interessante. “A gente sempre cozinha em eventos é diferente porque sempre estamos nos bastidores. Assim, para tantas expectadoras ao vivo foi a primeira vez e muito bom. Todos estavam muito atentos e interessados. Essa união é muito bacana, muito bonita. Trabalhei a receita que apresentei hoje aqui com a intenção de que todos possam fazer em casa de forma simples e acessível”, declarou.

Divulgação
Chef Humberto apresentou receita de risoto com produto da Alegra para as participantes

Orientando sobre o que é modismos e o que é realmente aceitável como benéfico no longo prazo para a saúde, a nutricionista e autora de livros do gênero, Bia Rique palestrou às mulheres. Ela é chefe do Serviço de Nutrição na 38ª enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, criou e dirige um programa de reeducação alimentar em grupo no preparo de pacientes para cirurgia plástica ou reparadora. Desenvolve programas nutricionais na Clínica Ivo Pitanguy e no seu consultório particular.

Martha Gabriel, autora de 5 livros, mostrou o lado positivo da tecnologia em diversas área, desmistificando e atualizando o público sobre tendências. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos, Martha veio pela primeira vez na região, considerada uma das mais tecnificadas do país no âmbito do agronegócio.

Certificação de Líderes: a primeira turma do programa de liderança feminina Frísia recebeu o certificado de conclusão do curso das mãos de diretores durante o encerramento do evento. Com parceria do Sescoop PR, a Frísia promoveu módulos de capacitação visando o desenvolvimento cooperativista, melhorando comportamentos de liderança e empreendedorismo, estimulando envolvimento e participação ativa das mulheres na cooperativa, na comunidade e nos negócios da família.

Organização: Na visão da comissão organizadora a mulher tem grande importância para o campo, pelo seu conhecimento e comprometimento no ambiente agropecuário. Com propósitos alinhados através de planejamento estratégico, o encontro vai além de promover a integração da mulher no sistema cooperativista, ao proporcionar a melhoraria da qualidade de vida de seus familiares, com trocas de conhecimentos entre as mesmas para setores produtivos da atuação de sua empresa rural, abrindo os olhos para a consciência crítica do espaço da mulher na sociedade de forma consciente, e como ela pode contribuir com suas experiências e valores dentro da cooperativa.

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial: Criada em 1925, por sete sócios de origem holandesa, a Frísia Cooperativa Agroindustrial atua no mercado do agronegócio há 90 anos. Localizada em uma região considerada polo da agricultura e pecuária, possui sede no município de Carambeí, atuando em mais de trinta municípios do Estado, com entrepostos em Ponta Grossa, Tibagi, Teixeira Soares, Imbituva e Imbaú. Em 2014, fechou com um faturamento de mais de 1,5 bilhão de reais, industrializando a produção de cooperados em plantas fabris através de alianças de intercooperação.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.