em

Ações do ‘Novembro Azul’ reúnem profissionais e população

Integrando as ações do ‘Novembro Azul’, a Secretaria de Saúde de Castro realizou ao longo deste mês diversas palestras para a população e capacitação para os profissionais de saúde. As palestras abertas à população abordaram os temas ‘O câncer de próstata e suas consequências’, e ‘câncer bucal’. As atividades aconteceram no auditório do Senac e reuniram cerca de 40 pessoas. O objetivo é alertar os homens e preparar os profissionais da saúde sobre o câncer de próstata, doença que ocupa o primeiro lugar no ranking dos tipos de câncer que acometem brasileiros. Em 2014 foram 49.530 casos registrados da doença em todo o país.

Divulgação
Atividades aconteceram no auditório do Senac e reuniram cerca de 40 pessoas

“O caminho das ações de educação e comunicação em saúde objetiva melhorar a qualidade de vida da população envolvendo a comunidade nos programas de saúde, desenvolvendo ações voltadas para a mobilização das pessoas. Atividades como as palestras realizadas possibilitam a participação popular criando um aporte nas responsabilidades em saúde”, aponta o secretário municipal de Saúde, Julio Sandrini.

A fisioterapeuta Cirlene Stella Gusmão alertou os homens sobre os agravos da falta de cuidados preventivos com a saúde que colaboram para o surgimento do câncer de próstata. “Entre as principais dificuldades que impedem os homens de buscar atendimento médico estão o constrangimento em discutir a doença, acreditar que o que sentem é normal ou que vai passar, medo do diagnóstico, e aquele pensamento ‘Isso nunca vai acontecer comigo’”, diz.

Para Antônio Gonçalves, de 68 anos, as atividades de conscientização são muito importantes para a população. “Eu sou muito atento à minha saúde, realizo os exames com regularidade, preciso acompanhar diariamente pressão e o diabetes, então isso faz com que me cuide mais. Recentemente realizei uma bateria de exames, inclusive o de câncer de próstata, porque a saúde tem que ser prioridade”, conta.

Atividades aconteceram no auditório do Senac e reuniram cerca de 40 pessoas

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.