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Reconstrução da PR-092 deve levar pelo menos 8 meses

Pelo menos 8 meses. É este prazo que a empresa terceirizada pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) estima inicialmente para fazer para fazer a reconstrução do km 250 da PR-092, no perímetro urbano de Wenceslau Braz.

As obras já tiveram início nesta quinta-feira (14) com a chegada do maquinário para a limpeza do barro que se acumulou ao redor da rodovia. Vale lembrar que o local, onde existiam três pistas, foi engolido por uma cratera na manhã da última segunda-feira, e apenas uma das pistas continuou sem desabar – embora tenha apresentado uma série de rachaduras e também esteja totalmente comprometida.

Inicialmente o trecho foi bloqueado apenas parcialmente, porém, devido ao grande perigo que o tráfego oferece a quem passa por ali, posteriormente a interdição foi total.

De acordo com funcionários da empresa responsável pela reconstrução da 092, o plano inicial compreende em aterrar a enorme cratera será com pedras, já que este seria o único material que resistiria a ação do tempo. Associado a isso também deve ser construída uma cortina atirantada para garantir que o aterro não ceda.

Divulgação

 

DESVIO

A princípio foi cogitado um desvio ao lado do trecho onde houve o desmoronamento. Porém o local necessitaria de uma enorme drenagem e também corre risco de sofrer com deslizamentos de terra, o que inviabiliza a obra emergencial.

Conseqüentemente o trecho continua completamente interditado. A orientação é que quem puder evitar a passagem pela PR-092 em Wenceslau Braz, que o faça.

Já para quem chega ao município e precisa seguir sentido Curitiba (onde está o bloqueio) ou pega a PR-422 sentido Tomazina para ir até Ibaiti e depois seguir pela BR-153 por Ventania, ou corta o centro de Wenceslau Braz e usa o desvio conhecido como contorno sul, que são aproximadamente 3 km de estrada de terra.

Caminhões, porém, são orientados por fiscais da prefeitura brazense a não trafegarem por dentro da cidade, uma vez que o fluxo da rodovia é de aproximadamente 6 mil veículos por dia e uma parcela relativamente pequena deste número já é capaz de causar transtornos ao trânsito local.

 

PASSAGEM FORÇADA

Por incrível que pareça alguns motoristas ainda forçam a passagem pelo trecho interditado e arriscam a vida ao passar a centímetros de distância da cratera.

A primeira interdição, feita com montes de terra durante a última terça-feira, não foi suficiente para segurar alguns motoristas após um caminhoneiro abrir passagem por sobre um dos bloqueios à força.

No dia seguinte o DER colocou mais terra, além de algumas manilhas. Resolvido? Não. Motoristas usaram a lateral da pista para mais uma vez transitar no trecho interditado durante a madrugada desta quinta-feira.

 

QUEDAS

Durante toda a cobertura do incidente a equipe de reportagem da Folha Extra presenciou seguidos deslizamentos no trecho interditado, inclusive com blocos de asfalto ruindo. Segundo funcionários do DER, caso o tráfego continuasse no local seguramente o restante da pista ruiria, podendo provocar uma tragédia.

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