em

Prefeitura de Castro realiza a limpeza de mais 17 lotes sujos

 

Divulgação

A Prefeitura de Castro mantém de forma intensa o trabalho de combate à dengue. Após encerrar o prazo para que os proprietários de todos os lotes e terrenos baldios fizessem a limpeza dos imóveis, a Prefeitura deu início ao trabalho de remoção de matagal e entulho dos locais que não foram limpos pelos proprietários, com o respectivo lançamento da cobrança da taxa no Cadastro Imobiliário – além de aplicar multa aos donos dos imóveis. Nesta semana, as ações da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos estão concentradas no Jardim Araucária II, III e Jardim Dalalana, onde foram detectados 17 terrenos sujos. Nestes locais, o serviço de limpeza já iniciou. Esta é uma das medidas adotadas pela Prefeitura no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Mais uma vez pedimos a colaboração da população, para que mantenha os imóveis limpos – sem mato, nem entulho ou lixo. Só assim vamos manter a cidade livre de doenças transmitidas pelo mosquito”, reforça o diretor-geral da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, Vinícius Parizotto Gustman.

Na última semana, a Prefeitura realizou a limpeza de outros 24 terrenos nos bairros Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Jardim Colonial, além de lotes no Jardim Cantagalo e Padre Piva. A proliferação de doenças causadas pelo mosquito tem se tornado preocupação mundial. Na última semana, a Organização Mundial de Saúde e a Organização Pan-Americana de Saúde emitiram um alerta mundial sobre a epidemia de zika vírus. Em Castro, durante vistorias da Secretaria Municipal de Saúde a imóveis já foram encontradas larvas do Aedes aegypti, o que reforça a preocupação do Município.

Por isso, a Prefeitura publicou no Diário Oficial Eletrônico do município no dia 19 de janeiro  ‘Edital de Notificação para Limpeza de Lotes e Terrenos Baldios – Construções e edificações abandonadas no município de Castro’. Com isso, os proprietários de todos os lotes e terrenos baldios de Castro tinham até 15 dias – contados da data de publicação – para fazer a limpeza dos imóveis, assim como providenciar a manutenção da limpeza. O prazo esgotou na última terça-feira (2). Para os proprietários que realizarem a retirada da sujeira, dependendo da quantidade, a Prefeitura também realiza o recolhimento dos resíduos. Mais informações e agendamento do trabalho podem ser feitos pelo telefone 2122-5538.

Outra opção é realizar o descarte diretamente no Eco Ponto, no Jardim Bailly. Lá é possível descartar resíduos de obras, podas de jardim, eletroeletrônicos, móveis velhos, e material reciclável. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas e aos sábados, das 8h30 às 11h30.

Gustman ressalta ainda o papel fundamental que a população tem em denunciar quem joga lixo em local impróprio, principalmente com fotografias que identifiquem a placa do carro e o local em que acontece o descarte. “Com isso é possível identificar o proprietário do veículo e tomar as medidas cabíveis”, expõe o diretor-geral, acrescentando que a identidade de quem faz a denúncia não é divulgada. As denúncias podem ser feitas diretamente na Vigilância Sanitária, que está sediada na Secretaria Municipal de Saúde, ou via Ouvidoria, pelo site da Prefeitura – www.castro.pr.gov.br. Para isso basta acessar a aba Serviços online, do lado esquerdo da página, e, em seguida, acessar a opção Ouvidoria Municipal.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, no Paraná, mais de 90% dos criadouros encontrados pelas equipes de saúde estão dentro de residências e quintais. O principal vilão é o lixo, mas todo objeto ou local que possa acumular água precisa ser verificado e eliminado. Muitos focos do mosquito são identificados em locais de pouca visibilidade, como em ocos de árvore, ralos, reservatórios de água de geladeiras e ar-condicionado, calhas, entre outros espaços.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.