em

Bombeiros treinam para salvar vítimas de enchentes e enxurradas

 

Divulgação

Oito bombeiros da região participaram de instrução no Rio Iapó, em Tibagi.

 

A partir de agora, pelo menos dois bombeiros de cada núcleo da corporação no Estado estão preparados para resgatar vítimas de enchentes e enxurradas. Eles receberam instrução de salvamento em águas rápidas, tipo de treinamento considerado novo dentro da corporação. Na semana passada, oito bombeiros dos grupamentos de Ponta Grossa, Guarapuava e Ivaiporã participaram do treinamento nas águas do Rio Iapó, em Tibagi.

O tenente Thiago Schinzel, do 2º Grupamento, participou de uma escola em Santa Catarina e também de um treinamento na Itália para aprender as técnicas do salvamento em águas rápidas e foi um dos instrutores do curso.  “Estatisticamente, estamos percebendo um aumento de ocorrências de enxurradas e enchentes devido ao crescimento das áreas urbanas e das mudanças climáticas, e estamos buscando aprimorar as técnicas para esse tipo de salvamento, que só não existia antes porque não havia profissionais qualificados”, conta, acrescentando que os alunos que estão no curso de formação de soldados já vão receber essas instruções. Além do resgate em casos de fenômenos climáticos, Schinzel comenta que a técnica também pode ser aplicada no salvamento de vítimas de afogamento em rios.

O tenente lembra que os bombeiros do Norte do Paraná passaram pela instrução em Tamarana, os do Sudoeste estiveram em Cascavel e Antonia sediou o treinamento dos militares de Curitiba e do litoral. Ao todo, 46 bombeiros do Paraná passaram pela instrução.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.