em

Comitê da Mulher quer ‘Programa para Jovens’ em Imbaú

Formado na última quarta-feira (27), o Comitê da Mulher de Imbaú já elencou sua primeira tarefa. Durante a primeira oficina do ‘Eu Quero Mais! Projeto de Valorização da Mulher e Igualdade entre os sexos’ realizada no município, as participantes relataram a falta de segurança nas escolas e no seu entorno. “A questão das drogas está muito complicada. Diariamente vemos pessoas com drogas na porta de nossas escolas”, relata Luciana Fátima.

Para tentar evitar que os jovens entrem no mundo das drogas, as mulheres começaram a pensar em ações em conjunto. Além de solicitar novas patrulhas para ampliar as rondas nos ambientes escolares, elas já visam atividades extras para os jovens de Imbaú. “Queremos as escolas mais seguras”, destaca Ana Rosa.

Com o ‘Programa para os Jovens’ do Comitê, além de mantê-los afastados das drogas, os jovens também seriam incentivados ao trabalho. “Como temos um sonho de começar um negócio para a produção de salgados, poderíamos inseri-los”, prevê Niva Ribeiro dos Santos.

Para a articuladora do Sesi, Glaucia Wesselovicz, as mulheres que participaram da oficina compreenderam a proposta do primeiro tema abordado ‘Despertando o Empreendedorismo’. “Além de reconhecer que cada uma delas pode fazer de suas qualidades um negócio para melhorar suas rendas, elas já estão aliando com o bem estar da comunidade”, explica, citando o empreendedorismo social.

Saúde

A saúde foi outro assunto comentado durante a oficina do projeto. Médicos nos Postos de Saúde, e o atendimento de algumas especialidades como a pediatria estiveram em pauta. A falta de espaços de lazer no município foi outra dificuldade apontada pelas participantes.

Para a pedagoga e coordenadora do Cras, Juliana Martins, a possibilidade de discutir o empoderamento feminino e as novas possibilidades para as mulheres de Imbaú é muito importante. “Assim podemos construir e fortalecer os nossos direitos”, avalia.

Realização

O projeto é promovido pelo Núcleo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis dos Campos Gerais, em parceria com o Sesi e Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.