em

Ortigueira tem melhor indíce de gestão fiscal de 2015 em todo o Brasil

Foto: Divulgação

Divulgação
O município de Ortigueira obteve a pontuação de 0,9570 no índice

O município de Ortigueira obteve o melhor indíce de gestão fiscal de 2015 em levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com a pontuação de 0,9570. O estudo para aferir o desempenho de cada município analisou cinco indicadores: receita própria gerada pelas prefeituras, com ISS, IPTU e ITBI; gasto com pessoal; investimentos; liquidez de caixa e custo da dívida.

Esse indíce retrata o momento vivido pela cidade que passa por uma onda de desenvolvimento enquanto outro municípios encontram-se estagnados. Como mostra o estudo, 87,4% das prefeituras do país estão em situação fiscal difícil ou crítica, o que acarretou no pior resultado do Índice Firjan desde 2006. Metade das cidades brasileiras encerrão 2015 em situação fiscal ruim.

De acordo com a pesquisa, apenas 23 municípios tiveram gestão fiscal considerada excelente (nota acima de 0,8), o que corresponde a 0,5% das prefeituras de todo o Brasil. “Essa pesquisa demonstra que o cuidado da administração em gerir os recursos públicos de Ortigueira com responsabilidade dá resultados”, destaca o Secretário de Administração, Altair Campos de Sousa.

Leia a matéria na íntegra na versão impressa deste sábado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.