em

Ação conjunta retira meia tonelada de lixo do rio Tibagi

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), as empresas Guartelá Ecoturismo eTibagi Aventura, a Associação Tibagiana de Canoagem (Atica) e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Tibagi (Acamarti), resultou em um mutirão para limpar as margens e o leito do rio Tibagi.

A operação aconteceu na segunda (13), mesmo com chuva. Funcionários da Sema, voluntários, representantes das empresas e membros da Acamarti e da Atica comandaram a ação, que teve a participação de cerca de 40 pessoas e retirou aproximadamente meia tonelada de lixo.

Garrafas de vidro, plástico, ferro,isopor, sucata, são apenas alguns dos itens que estavam poluindo as margens e o leito do rio. Segundo a gerente de Meio Ambiente, Leri Ribeiro, além de deixar o rio mais limpo, o mutirão pretende conscientizar os moradores, principalmente aqueles que moram às margens do rio. “O objetivo é a conscietização das pessoas. Queremos mostrar que jogar um simples papel de bala influencia na limpeza”, diz Leri.

Para o o técnico e atleta da Atica, André Luiz de Paula, o evento foi muito produtivo principalmente para as crianças que fazem parte do projeto de canoagem. Dezoito pessoas da associação, incluindo meninos de oito a 17 anos estiveram na ação.

O gerente da Guartelá Ecoturismo, Pedro Lucas, ressaltou a importância de deixar o rio mais limpo e bonito e que “ações como essa só reforçam a necessidade de a população se conscientizar e se envolver mais”, explica.

O sócio-proprietário da Tibagi Aventuras, Danilo Barreto, destaca a necessidade de mais mutirões como esses acontecerem ao longo do ano. “A gente precisa se organizar para fazer isso mais vezes”, destaca.

Dez agentes ambientais da Acamarti fizeram a limpeza das margens por uma extensão de cerca de dois quilômetros a partir da Pista de Canoagem.

Divulgação
Atividade foi realizada na última segunda-feira (13)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.