em

Novo prédio do CAPS Vovó Tonica é entregue à população

Foi entregue à população na sexta-feira (28) o novo prédio do Centro Atenção Psicossocial (CAPS) Vovó Tonica de Jaguariaíva. Na obra de revitalização e ampliação da estrutura existente foram investidos perto de R$300 mil.

Entre os presentes na cerimônia esteve o prefeito José Sloboda, a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Alcione Lemos, a secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho e outros vereadores, secretários, usuários do CAPS, a enfermeira coordenadora da unidade, Aline Correia Anselmo, e a chefe da Seção de Atenção Primária da 3ª Regional de Saúde, Luciene Regina Sowek.

A construção do novo CAPS iniciou em 2014, com recursos federais que vieram através de emenda parlamentar do ex-deputado André Zacharow. Durante a solenidade o prefeito José Sloboda valorizou a conclusão da obra, que deve melhorar ainda mais o trabalho desse centro, responsável pela reabilitação psicossocial de muitos pacientes, inclusive possibilitando sua reinserção ao mercado de trabalho.

Com área construída de 138,35 m², o prédio conta agora com sala de triagem, ambulatório, consultório, recepção, oficina, banheiros com acessibilidade, setor administrativo, almoxarifado e arquivo, cozinha, refeitório, depósito de materiais de limpeza, pequeno estacionamento e muros com grades. Este ambiente bonito, acolhedor e bem estruturado,voltado ao bem estar dos pacientes, tem influência na auto-estima e recuperação dos atendidos, além de estar alinhado às políticas da reforma psiquiátrica, avalia a médica psiquiatra do centro, Luciana Brandão.

O prédio, situado no bairro Fluviópolis, também recebeu pintura, pastilhamento externo e área coberta. A coordenadora Aline conta que com a revitalização serão inseridos projetos novos, como o de culinária terapêutica. Ela evidencia que além de estrutura física adequada, o CAPS local tem uma equipe multidisciplinar, incluindo médico psiquiatra, psicólogos, terapeuta ocupacional, instrutora de artesanato, assistente social, entre outros profissionais que fazem a diferença no tratamento, que vai além de consultas e medicamentos.

Em média o CAPS realiza 600 atendimentos mensais gratuitos, incluindo a demanda de pacientes com transtornos mentais severos e/ou persistentes, com doenças como quadros graves de depressão, transtorno bipolar e esquizofrenia. A unidade também previne e combate as drogas e o alcoolismo através de trabalho de orientação, oferecendo ainda tratamento ambulatorial a dependentes químicos.  A secretária municipal de Saúde, Amália Cristina Alves, informa que a partir desta segunda-feira (31) as atividades já funcionam no novo prédio, no bairro Fluviópolis. Ela ressalta que para contar com o tratamento no CAPS o paciente deve primeiramente passar por uma triagem médica em uma unidade de saúde, que realiza o encaminhamento ao centro.

 

Divulgação
O prédio, situado no bairro Fluviópolis, também recebeu pintura, pastilhamento externo e área coberta

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.