em

Palmeira receberá investimento de R$ 60 mi para usina

Nos últimos meses o grupo empresarial Converge mostrou interesse em instalar usina de energia fotovoltaica (gerada através dos raios solares) em Palmeira. O grupo conta com empresários chineses e alemães intermediados pela FAAD Consultoria e Planejamento.

A usina deve ser instalada em terreno de 113 mil metros quadrados na BR-277, local onde funcionou o antigo abatedouro de Palmeira. Segundo o secretário de Indústria e Comércio, Jaudeth Ramos Hajar, o empreendimento produzirá até 7.3 megawatts de energia em períodos de 8 a 12 horas de funcionamento.

 

Divulgação
Área para receber investimento está definida

 

Em junho deste ano o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Edemilson Luiz Quadros efetuou a liberação da licença prévia referente a este projeto, que recebeu o nome de “Parque Energético Cidade Clima”. O documento é considerado um passo muito importante para efetivação do investimento em Palmeira e já foi entregue para o grupo de investidores.

De acordo com o diretor de indústria e comércio, Eloir José Voichicoski, o local onde a obra deve acontecer já está passando por uma preparação, “ainda não temos uma data específica para o início oficial das obras, mas como o ritmo de trabalho está bastante acelerado estamos muito otimistas e acreditamos que a construção começará ainda em 2017”, comentou.

Para o secretário Hajar, uma empresa deste porte em Palmeira significa um avanço grandioso e muito positivo para a economia do nosso município. “Com a licença prévia liberada pelo IAP agora seguimos em fase de licença de instalação e preparação do terreno para obras. Se tudo correr bem acreditamos que no segundo semestre de 2018 a usina comece a produção de energia”, comentou o secretário.

 

“O projeto da usina precisa ser apresentado à direção da Copel, para que seja discutida proposta de parcerias para venda da energia produzida em Palmeira”

VALDIR ROSSONI (Deputado Estadual)

 

RETORNO

Em um primeiro momento o município terá um retorno em termos de Imposto Sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Ainda de acordo com Voichicoski, o projeto também vai contribuir com vagas de emprego direto. “Serão vagas temporárias para a construção e vagas para profissionais com ensino superior quando a usina passar a funcionar”, explicou Voichicoski.

 

A área para instalação do Parque Energético Cidade Clima foi doada pelo Município de Palmeira para o grupo de investidores através de procedimento legal. A expectativa da atual administração é de que com a instalação do parque energético o Município de Palmeira passe a ser ponto de referência em tecnologia e energia limpa.

 

Como funciona:

A energia solar é gerada pela luz do sol, que incide diretamente ou por meio de reflexo em painéis de materiais semicondutores (silício). Esses últimos contêm células menores, que ficam dispostas em duas camadas, uma positiva e outra negativa. Quando a energia do sol chega, o material semicondutor faz com que os elétrons se movimentem entre as duas camadas e gerem uma corrente elétrica contínua. Como as pessoas consomem eletricidade por meio de uma corrente alternada, é necessário o uso de um inversor para transformar a corrente contínua.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.