em

Saúde chama atenção para preventivos de colo de útero e mama

Neste ano, a Secretaria de Saúde de Irati está focando o Outubro Rosa (mês de prevenção ao câncer de mama) no sentido de sensibilizar mulheres a procurarem as unidades de saúde do município para a realização dos preventivos de mama e de colo de útero. O grupo prioritário é dos 24 aos 64 anos de idade, em que há a maior incidência de casos de neoplasia. Mas, todas as mulheres, que já tiveram relação sexual, devem fazer.

Os preventivos de colo de útero e de mama poderão ser feitos normalmente durante o dia. E, durante todo este mês de outubro, em cada dia da semana, uma unidade estará atendendo também à noite. O agendamento é uma forma de facilitar o acesso ao exame, flexibilizando horários.

 

Divulgação
Símbolo da campanha é o laço rosa

 

“Com a ampliação destes horários, queremos reforçar às mulheres que encontrem um tempo para cuidarem da sua saúde. O câncer, infelizmente, faz muitas vítimas, e é muito importante estar com seus exames em dia”, ressalta a enfermeira, Sueli Burnato, da Saúde da Mulher.

Segundo a enfermeira, a procura pela mamografia está sendo satisfatória nos primeiros dias do mês de outubro. “Porém, o preventivo de colo de útero, que também é tão importante, não está recebendo a mesma atenção das mulheres. É necessário que aumentem os agendamentos”, alerta ela.

Neste ano, Irati está dentro das metas estabelecidas pelo município e pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa). De acordo com o setor de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro quadrimestre deste ano, foram realizadas 1.544 coletas de preventivo de colo de útero e 456 mamografias. De maio a agosto, foram 1.492 exames de colo de útero e 551 mamografias.

Escala de unidades atendendo à noite

As unidades de saúde que estarão atendendo à noite, para a realização de preventivos, obedecem a seguinte escala

Segundas-feiras – Secretaria de Saúde

Terças-feiras – unidade do Rio Bonito

Quartas-feiras – unidade Adhemar Vieira de Araújo

Quintas-feiras – Secretaria de Saúde

Sextas-feiras – Unidade da Vila São João

Nestas unidades relacionadas, durante todo este mês, o preventivo poderá ser feito sempre a partir das 18 horas. O atendimento durante o dia não será alterado e continua sendo prestado normalmente.

Informações pelo telefone 3907 3143.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.