A importância do trecho rodoviário que corta os Campos Gerais para o agronegócio e o bom desempenho da economia brasileira pode ser comparada à dependência do equilíbrio entre sol e chuva para o desenvolvimento das lavouras.
O título de maior entroncamento rodoviário do País não veio à toa. Ao longo das duas últimas décadas, os trechos da BR- 376 (Rodovia do Café), BR-277, PRC-323 e PR-151 se consolidaram como o principal corredor para exportação do Paraná, Mato Grosso do Sul, parte da região Sudeste, Centro-Oeste e até mesmo estados do Norte do Brasil.
Segundo dados da concessionária CCR RodoNorte, mais de 17 mil caminhões passam por dia pelas rodovias que cortam Ponta Grossa. A maior parte deles, abarrotados de produtos agrícolas, com destino ao Porto de Paranaguá. De lá, as mercadorias são despachadas para mais de 160 países ao redor do mundo.
A movimentação no chamado Corredor de Exportação aumentou 129% no último ano. Os dados foram divulgados pela APPA (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). O relatório mais recentemente dá conta que, em 2016, haviam sido exportadas 801.071 toneladas de produtos agrícolas, como soja, milho e trigo. Neste ano, a quantidade mais que dobrou, passando de 1,8 milhão de toneladas.
PARTICIPAÇÃO
Mais de 80% desse volume que chega ao Porto de Paranaguá são transportados por caminhões e passa, inevitavelmente, pelas rodovias dos Campos Gerais