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Transformação das rodovias facilita desenvolvimento econômico do PR

O Governo do Estado está investindo cerca de R$ 60 milhões em obras de conservação e recuperação do pavimento em rodovias no Oeste do Paraná. No momento, cinco rodovias recebem serviços simultâneos e obras já foram concluídas em outras três. São aproximadamente 160 quilômetros de revitalização e a estimativa é que as obras beneficiem diretamente 300 mil moradores de 12 municípios da região.

“São obras que atendem toda a população. Desde o morador que utiliza o veículo de passeio para visitar os familiares das cidades vizinhas, os pequenos agricultores que transportam sua produção e as grandes cooperativas que fazem o escoamento das safras durante todo o ano”, destaca o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 
Em todas as rodovias onde há obras o tráfego funciona no sistema “pare e siga”, organizado em meia pista para a movimentação de máquinas e trabalhadores. Os serviços estão divididos em fresagem, preenchimento com CBUQ (concreto betuminoso) e microrrevestimento.

REDUÇÃO NOS CUSTOS – Morador da área rural de Nova Aurora, Vilsom Agostini destaca que as obras vão facilitar o escoamento da soja e do trigo e, também, o transporte dos produtos da sua agroindústria familiar, como rapadura, melado e açúcar mascavo. 
“A estrada bem sinalizada e em boas condições evita quebra de caminhões e reduz os gastos com manutenção. As condições das rodovias estão melhorando e a expectativa daqui para frente é de só melhorar ainda mais”, comemora o agricultor. 
Nesta região, as obras estão divididas em três frentes de trabalho, de Cafelândia e Nova Aurora (PR-180), de Nova Aurora até Iracema do Oeste (PR-239) e entre Assis Chateaubriand e Palotina (PR-364).

TEMPO DE VIAGEM – Outra equipe atua na PR-467, em um trecho de 12 quilômetros dentro do município de Marechal Cândido Rondon. 
O caminhoneiro Fabio Junior Alves passa pelo local há mais de cinco anos e elogia os serviços executados nos últimos meses. “Aqui o fluxo de caminhões é muito alto e precisava muito deste serviço de recuperação do asfalto para reduzir o tempo de viagem. Vai facilitar bastante para nós caminhoneiros que precisamos cumprir os horários de entrega”, afirma.

FASE FINAL – A obra de maior extensão na região Oeste está na fase final. Dos 50,7 quilômetros previstos na PR-488, entre Vera Cruz do Oeste, Diamante do Oeste e o distrito de Esquina Céu Azul, em Santa Helena, 90% já foram revitalizados. Após essa etapa, serão feitos os serviços de pintura de faixas para a conclusão da obra.

ENTREGUES – No primeiro semestre deste ano foram concluídas três obras. Na PR-239, entre Quatro Pontes e o distrito de Novo Sarandi, em Toledo, e de Novo Sarandi até o distrito de Vila Nova, também em Toledo, foram investidos R$ 3,8 milhões somando as duas frentes de trabalho. O outro trecho concluído foi entre Cafelândia e o distrito de Penha, em Corbélia. O Governo Estadual destinou R$ 4,5 milhões para melhorar as condições da rodovia.

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