Variedades

Cinco receitas (alemãs e ucranianas) para a Ceia de Natal

Michelle Pavoni

17/12/2016 às 00:00 - Atualizado em 17/12/2016 às 00:00

Mesmo com uma ideia relativamente hegemônica sobre o significado e a forma de se comemorar o Natal, cada país possui uma tradição diferente. Nos Campos Gerais, essas tradições se mantém bastante vivas nas casas dos descendentes dos imigrantes que se instalaram na região.

Tanto os costumes relacionados à decoração, quanto a gastronomia através dos pratos típicos, são preservados e passados de geração em geração. Desta forma, desde os mais velhos até as crianças da família sabem da importância de manter viva a memória e os costumes dos imigrantes e comemoram o Natal, conforme lhes foi ensinado desde pequenos.

A reportagem do Find! conversou com algumas famílias que mantém estes costumes. Carlos Mendes Fontes Neto (descendente de alemães) e Dirce Vaselechen (descendente de ucranianos), nos ensinaram algumas receitas de pratos típicos destes países para a Ceia de Natal! Acompanhe abaixo e bom apetite!

 

WEIHNACHTEN STOLLEN (Stollen de Natal)

Carlos Mendes Fontes Neto

 

Ingredientes:

Massa:

- 500 g de farinha de trigo

- 50 g de açúcar

- 10 g de fermento biológico

- 170 g de manteiga

- 220 ml de leite

- 1 ovo

- 1 colher de chá de canela

- 1 colher de chá de cravo

- 1 colher de chá de noz moscada

- 1 colher de chá de cardamomo.

- 1 pitada de sal

- 100 g de amêndoas

- 100 g de nozes

- 100 g de laranja cristalizada

- 50 g de cerejas glaceadas

- 100 g de uvas passas pretas e brancas

- 3 colheres de sopa de rum

- 60 g de manteiga sem sal para pincelar

- açúcar de confeiteiro

 

Modo de preparo:

Misture as uvas passa com o rum e deixe macerando. Misture a farinha de trigo com o fermento e o açúcar. Adicione a manteiga, o leite morno, o ovo, as especiarias e o sal. Amasse por uns 10 minutos. Cubra a massa e deixe crescer por 30 minutos. Abra a massa em forma oval e divida em duas partes. Junte todas as frutas e sementes picadas em uma parte e amasse até envolver bem todo o recheio e cubra com a outra parte fechando como se fosse uma estola.

Coloque em uma assadeira e deixe crescer por mais uns 40 minutos. Asse em forno por 65 minutos à 175 graus. Retire, deixe esfriar e pincele a margarina por cima quando estiver morno e cubra com açúcar de confeiteiro. Pode-se ainda optar por uma variação com recheio de marzipã, que é uma massa de amêndoas com rum que empresta uma consistência mais úmida para o Stollen.

O nome de Stollen remete à idéia que se dá na forma de fechar esse pão de natal, como se fosse a estola de Jesus, uma estola que envolve e protege o menino Jesus na manjedoura. Na gastronomia de natal alemã sempre se procura ligar as coisas com aspectos da comemoração da natividade de Jesus.

 

 

SPEKULATIUS

Carlos Mendes Fontes Neto


Ingredientes:

- 250 g de manteiga

- 250 g de açúcar

- 1 ovo

- ½ colher de chá de canela moída

- 1 ponta de faca de cravo moído

- 1 ponta de faca de cardamomo

- 1 pitada de sal

- 375 g de farinha de trigo

 

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, amasse bem e deixe descansar durante uma noite. Abra a massa sobre a mesa polvilhada de farinha e estampe com formas de motivos natalinos. Coloque os biscoitos em uma forma untada e asse em forno pré-aquecido durante 10 minutos à 175 graus. Decore com glacê, chocolate, confeitos. As receitas das bolachas decoradas podem variar desde a massa de Spekulatius até as mais simples ficando para a forma final a decoração que às vezes pode ser bastante elaborada beirando uma arte e tanto. É o costume que remete a reunir toda a família, propondo às crianças ajudarem na confecção, tornando um momento bastante significativo do período natalino.

 

GANSO OU MARRECO RECHEADO

Divulgação

Ingredientes:

- 1 ganso ou marreco

- 1 laranja

- 5 maçãs vermelhas

- 250 g de miolo de pão amanhecido

- 2 colheres de sopa de cebola bem picada

- 1 colher de chá de sal

- 1 colher de chá de sálvia em pó

- 1 colher de chá de páprica

- 1 colher de chá de tomilho

- 1 colher de chá de manjerona

- 1 xícara de chá de leite

 

Modo de preparo:

Limpar bem a ave e colocar dentro uma laranja sem casca e uma maçã inteira e levar ao forno por 30 minutos em temperatura média. Isso serve para eliminar a gordura excessiva ( principalmente se for o ganso). Esfregar bem uma mistura do sal e da pimenta em toda a ave , por dentro e por fora. Reservar.

Para o recheio ralar ou cortar em cubinhos o miolo do pão, juntar as maçãs e os temperos. Caso disponha dos miúdos da ave moe-los e adicionar , amassando bem a mistura adicionando o leite aos poucos, até obter uma mistura homogênea.

Rechear a ave, procurando compactar ao máximo , fechando as aberturas com pedaços de maçã.

Assar em forno brando, calculando o tempo de 30 minutos para cada ½ kg de peso da ave.

A ave será servida com batatas douradas e repolho roxo com molho agridoce.

Nem sempre é fácil achar ganso , portanto costuma-se substituir por marreco ou até mesmo por pato para elaborar esse típico assado natalino.

 

 

KUTIA

Divulgação

 

Ingredientes:

- 500 gramas de trigo

- 2 litros de água

- sementes de papoula

- 1 lata de leite condensado

-250 g de uvas passas

- 250 g de frutas cristalizadas

- 100 g de côco ralado

- 500 ml de leite

 

Modo de Preparo:

Deixar o trigo de molho por 3 horas e, após esse período, colocar em uma panela com a água para cozinhar. Após as sementes abrirem, desliga-se o fogo e tempera as sementes com o leite condensado, as uvas passas, as frutas cristalizadas, o côco ralado e o leite. (Cada família ucraniana prepara o Kutiá de sua maneira, porém o trigo para os ucranianos possui grande representatividade).

 

 

BORTCHÉ (SOPA DE BETERRABA)

Divulgação

Ingredientes:

 

- cebola e alho a gosto

- 2 beterrabas raladas

- 2 cenouras bem picadas

- 2 litros de água

- 3 batatas grandes

- 200 g de repolho picado ou em pedaços (como preferir)

- sal a gosto

 

Em uma panela coloca-se um fio de olho, frita a cebola e o alho bem picados ou ralados. Coloca as beterrabas raladas, adiciona as cenouras e refoga um pouco com o alho e a cebola. Depois, coloca a água, adiciona as batatas e o repolho. Temperar com sal a gosto.

Quando estiver cozida, coloca a sopa em fogo baixo e, em uma frigideira coloca mais um pouco de cebola ralada, alho e um pouco de sal para refogar e adiciona 2 a 3 colheres de trigo. Mistura tudo e, quando estiver grosso, coloca a água da sopa em cima da mistura até dissolvê-la. Quando dissolver, coloca na panela com a sopa para engrossá-la.

Desliga o fogo e adiciona uma ou duas colheres de vinagre branco ou limão (nós preferimos deixar para que cada um tempere ao seu gosto com vinagre ou limão) .


Publicidade
GUIA DCMAIS
Loterias

MEGA SENA

Concurso 1907 25/02/2017
  • 3
  • 48
  • 44
  • 35
  • 25
  • 38
Publicidade
Enquete

Você considera a Legislação Brasileira branda demais com os corruptos?

Publicidade
Flagra

Recuperada

Publicidade
Publicidade