em

Estética e saúde bucal: conheça alguns procedimentos

Os tratamentos ortodônticos estão se modernizando cada vez mais. Com o passar do tempo surgem técnicas mais sofisticadas e que visam não apenas a saúde, mas também a estética da boca. As pessoas procuram procedimentos que corrijam as doenças ou imperfeições dos dentes, mas esperam que os mesmos não comprometam a aparência do sorriso. Ou mesmo vão atrás justamente de uma estética melhor, proporcionada por técnicas como a colocação de lentes de contato dentais, por exemplo. Conversamos com o periodontista Márcio do Rocio Fernandes, que detalhou alguns destes procedimentos, explicando como funcionam e quais as vantagens para o paciente. Acompanhe:

 

Alinhamento invisível

 

Nada mais é do que um tratamento em que o aparelho ortodôntico não fica exposto/visível durante o tratamento. Ele pode ser realizado por aparelhos instalados na superfície interna dos dentes, ou superfície lingual, ou por uma técnica mais recente e avançada que é o uso de placas transparentes (parecidas com as de clareamento), que são instaladas no arco dental. Cada um dos alinhadores é confeccionado sob medida individualmente para o paciente.

Na medida que a pessoa vai  substituindo os alinhadores no decorrer das semanas, os dentes irão se movendo até o alinhamento desejado. Os alinhadores são produzidos através de um escaneamento de todo o arco dental, que pode ser proveniente de uma tomografia computadorizada, e é feito todo um planejamento de tratamento e execução. Por ser mais sofisticado, este tratamento tem um custo elevado. Ele leva o mesmo tempo de um tratamento ortodôntico tradicional.

A vantagem deste procedimento é que o paciente consegue remover as placas para escovar os dentes, facilitando a higienização. É uma tecnologia realizada nos Estados Unidos.

 

Coroas

 

 

A coroa protética dentária serve para reforçar um dente enfraquecido. Ela é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva.

Quando a pessoa tem uma cárie, por exemplo, que compromete muita a estrutura visível do dente, é possível recompor tudo o que foi perdido. As coroas podem ser confeccionadas em diversos materiais como porcelana, cerâmica, entre outros.

Com o material escolhido, é feita uma moldagem da cavidade que está faltando no dente, recobrindo todo o remanescente e devolvendo toda a superfície para o dente.

 

Facetas

 

As facetas são utilizadas quando é necessário recompor apenas uma face do dente. É um trabalho parecido com a coroa, mas que envolve uma parte menor. As próteses são de porcelanas finas, coladas na frente dos dentes (conhecida como face vestibular), proporcionando uma aparência natural e atraente. As facetas dentárias são usadas para corrigir dentes trincados, manchados, desalinhados, desgastados, desiguais ou com espaçamento anormal.

 

Lentes de contato

 

As lentes de contato possuem a mesma função das facetas e coroas, mas com um grande diferencial: elas são coladas na parte frontal do dente, não envolvendo as outras faces. São lâminas extremamente finas, côncavas de um lado e convexas do outro, que alteram a aparência dos dentes podendo modificar a cor, forma e tamanho deles.

Um fator em relação à lentes de contato que as pessoas devem ficar atentas é que, muitas vezes, elas são vendidas com a informação de que não gastam os dentes. O que não é verdade, pois, para receber as lentes, é necessário adaptar os dentes do paciente, o que na maioria dos casos resulta em uma raspagem para que eles fiquem mais finos e com a textura certa para receberem a lente.

A técnica já existe há alguns anos, mas foi popularizada recentemente por conta da grande adesão de artistas de cinema e televisão, que aparecem com sorrisos cada vez mais perfeitos e despertam a curiosidade dos telespectadores. Algumas das vantagens das lentes de contato são: durabilidade, estética e naturalidade do sorriso. No entanto, as lentes são individuais, e quanto mais lentes, maior o custo, portanto em alguns casos, quando a pessoa não coloca em todos os dentes, a diferença pode acabar sendo perceptível.

 

Clareamento

 

Existem duas técnicas de clareamento dental. Uma delas é feita com equipamento a laser no consultório sob o comando do cirurgião dentista, a qual possui resultado mais imediato, sendo necessário apenas de 1 a 2 sessões. A outra modalidade, chamada de clareamento caseiro, demora mais tempo, cerca de três semanas. O dentista faz um molde da boca da pessoa e produz uma placa, na qual o paciente vai aplicar um gel e utilizar durante cerca de 1 hora por dia. É importante que este tratamento seja feito com acompanhamento do dentista, pois, dependendo da consistência e quantidade de oxigênio no gel, o paciente pode apresentar sensibilidade nos dentes ou até mesmo lesão de gengiva.

No caso do laser, é importante que o paciente se certifique com o dentista que ele está utilizando o equipamento específico para clareamento, e não o laser utilizado para endurecer o material que restaura os dentes em outros procedimentos.

A sensibilidade nos dentes causada pelas técnicas de clareamento variam muito de paciente para paciente, mas é muito reduzida quando feita da maneira correta, com o equipamento correto e com as proporções de gel adequadas para cada pessoa.

 

 

Pesquisas

“Futuro da odontologia está nos dentes de leite”

 

Revista Crescer/Divulgação

Já existem centros que preservam dentes de leite para a produção de células tronco

 

Em relação a pesquisas mais recentes na área da odontologia, o Dr. Márcio Fernandes destaca que “o futuro está nos dentes de leite”. Ele conta que, em 2015, dentro da USP, conseguiu-se reproduzir o tecido do nervo da polpa dentária em um animal, através das células tronco. “Então a odontologia está caminhando para esse lado em que se consegue isolar as células tronco para reproduzir tecidos dentários. E a maior novidade é que o maior órgão do nosso corpo para produzir célula tronco está presente dentro dos dentes descidos, ou dentes de leite”, destaca. De acordo com Fernandes, hoje já existem centros que coletam os dentes de leite das crianças e preservam essa estrutura para a produção de células tronco. Um deles está instalado em Curitiba. “Como fazer crescer estes tecidos é um estudo que ainda está em desenvolvimento, mas já se sabe de onde tirá-lo e como preservá-lo. Tenho acompanhado estas pesquisas e estou pensando em fazer o credenciamento para fazer a coleta do material, para trazer para Ponta Grossa”, revela.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.