em

Higiene bucal: você está fazendo isso direito?

Divulgação
Dentes saudáveis são importantes para o bem estar e auto estima das pessoas

Você conhece os seus dentes e sabe como escová-los? Se a resposta for sim, devo perguntar novamente: você tem certeza? Pode parecer muito óbvio, mas será que é tão simples assim? Escovar os dentes faz parte do processo de higiene pessoal e é algo que aprendemos desde muito pequenos, geralmente com nossos pais, na escola, ou com outros familiares. Acaba então se tornando um hábito, um costume automático. Depois que comemos, escovamos os dentes. Quando vamos sair de casa, escovamos os dentes. Quando vamos dormir, escovamos os dentes. No entanto, apesar de muito recomendado, escovar três ou mais vezes ao dia, não garante uma limpeza eficaz dos dentes.

O dentista periodontista Márcio do Rocio Fernandes, explica que a quantidade de escovações não garante a qualidade da higienização. “A primeira coisa que a pessoa deve se perguntar é ‘eu sei como escovar meus dentes?’ ‘Eu conheço como eles são, qual a anatomia e quais são as estruturas que estão dentro da minha boca?’ Isso porque o processo de higienização não pode ser simplesmente automático. Além disso, o número de vezes que a pessoa escova os dentes vai depender de como ela procede e do conhecimento que possui. Se escova três vezes por dia, mas escova mal, não adianta nada. Desta forma, a sujeira formada pelos restos de alimentos, aliada à película protetora que a saliva forma na superfície dental quando nos alimentamos, pode permanecer nos dentes por dias, caso não haja a remoção correta”, destaca.

As consequências de uma higienização incorreta ou preguiçosa podem ser desastrosas. A película criada através da saliva, de todo o processo fisiológico que existe dentro da cavidade bucal, facilita também a adesão de bactérias. Ela se torna cada vez mais agressiva com o passar das horas do dia, ou seja, uma película que se mantêm por mais de 24 horas dentro da boca, tem um acúmulo maior de resíduos e consegue aderir bactérias mais prejudiciais aos dentes, e às demais estruturas da boca, explica Fernandes. “O correto é que, pelo menos uma vez ao dia, se quebre esta placa que foi formada pelos alimentos e pela saliva durante as refeições. Se a pessoa fizer uma higienização bem feita durante as 24 horas do dia, é quase a mesma coisa que realizar três ou quatro vezes de uma forma não tão bem feita”.

Complicações

O processo de maturação da película leva à formação da placa bacteriana que calcifica se tranformando no cálculo gengival, também conhecido como tártaro que, segundo o dentista, é o grande vilão dos problemas gengivais, causando as inflações, as doenças periodontais. “Se isso não for tratado, pode evoluir para a periodontite, que já é o comprometimento da estrutura óssea que sustenta e segura os dentes”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.