em

Secretaria de Educação e Rotary juntos no projeto Linha da Leitura

A secretária de Educação (SME), Esméria Savelli, esteve em reunião esta semana com representantes dos clubes Rotary da região de Ponta Grossa. O intuito do encontro era discutir sobre o Projeto Linha da Leitura, iniciativa do Rotary, em parceria com a SME, que oferece aos professores da rede pública municipal a possibilidade de entrar em contato com a metodologia aplicada em escolas holandesas para o fortalecimento da leitura dos alunos.

Para a secretária de Educação, Esméria Savelli, o projeto socializará a metodologia das escolas holandesas, além de fortalecer as práticas docentes relacionadas à capacidade de leitura dos alunos, uma das bases de toda a vida escolar. “Qualquer estratégia que empodere os professores e contribua com a melhora e fortalecimento da leitura dos nossos alunos é bem-vinda”, conta.

De acordo com a idealizadora do projeto, Lilia Wachowicz, a metodologia do ‘Linha da Leitura’ consiste em trabalhar a leitura das crianças  dos 3º, 4º e 5º anos, em oito níveis graduais de complexidade. Para isso, utilizam-se obras de literatura infantil e infanto-juvenil que são lidas em voz alta pelos alunos divididos em duplas. “O objetivo é trabalhar a leitura da criança no  seu próprio tempo para que seja desenvolvida de forma sólida e o aluno ganhe confiança durante o processo”, explica.

Fortalecimento

Mário José Aqsenen, governador assistente do Rotary Região Ponta Grossa (distrito 4730), conta que a intenção é unir todos os clubes de Ponta Grossa para que contribuam com a disseminação do conhecimento da metodologia.

Divulgação
Reunião aconteceu na tarde da última segunda-feira (20)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.