em

Dicas naturais para combater dores, desconfortos e problemas de saúde

Consultórios médicos, planos de saúde, remédios, bulas e exames. Antes de passar por tudo isso, é sempre bom analisar se não é possível buscar uma solução mais natural para tratar alguma dor, problema ou desconforto.

Obviamente, se os sintomas persistirem ou se o problema for grave, o mais indicado é buscar a ajuda de um profissional. No entanto, algumas enfermidades podem ser tratadas ou aliviadas com a ajuda de elementos naturais como ervas e frutas.

O Find! desta semana traz alguns exemplos de soluções naturais que podem ser úteis no combate da sinusite, tosse seca, úlcera no estômago, entre outros problemas. As dicas e receitas são do portal ‘Tua Saúde’, que possui conteúdo fornecido por profissionais de diversas áreas da saúde.

Confira!

 

SUCO DE BATATA PARA ÚLCERA NO ESTÔMAGO



 

Ingredientes:

– 3 batatas médias

– 300 ml de suco de melão

 

Modo de preparo:

Preparar este remédio caseiro é muito fácil, basta lavar bem as batatas, descascá-las e cortá-las em pequenas rodelas, posteriormente adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Após esse procedimento o suco está pronto para ser bebido, o indivíduo com úlcera no estômago deve beber esse suco várias vezes ao longo do dia. Além de utilizar esse remédio caseiro um médico deve ser procurado para a prescrição de antiácidos.

 

REMÉDIO CASEIRO PARA SINUSITE ALÉRGICA


 

Um remédio caseiro para sinusite alérgica pode ser o suco de espinafre e hortelã, pois tem propriedades anti-inflamatórias e descongestionantes, que ajudam a eliminar as secreções, aliviando os sintomas da sinusite.

 

Ingredientes:

– 20 g de espinafre

– 15 g de hortelã

– 1 copo de água de coco

– 1 colher (de sopa) de mel de eucalipto

 

Modo de preparo:

Colocar os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea. Beber 3 vezes por dia, entre as refeições.

 

COMO ACABAR COM A TOSSE SECA


 

Chá de Eucalipto com Mel

 

Ingredientes:

– 1 colher de chá de folhas picadas de Eucalipto

– 1 xícara de água fervente

– 1 colher de sopa de mel

 

Modo de Preparo:

Numa xícara colocar as folhas de Eucalipto e o mel e cobrir com água fervente.    Deixar repousar durante 10 a 15 minutos e coar. Este chá pode ser tomado 3 a 4 vezes por dia, e para preparar este remédio caseiro também pode ser usado óleo essencial de Eucalipto, adicionando 3 a 6 gotas no lugar das folhas secas.

As inalações ou banhos de vapor, também são uma ótima opção e ajudam a tratar as irritações pulmonares e a tosse, e estas podem ser feitas adicionando Extrato de Própolis ou óleo essencial de Eucalipto à água.

 

SOLUÇÃO NATURAL PARA BARRIGA INCHADA

 

Uma ótima solução natural para acabar com a barriga inchada e dura, com dor abdominal pode ser deixar de comer alimentos que fermentam no intestino, como:

– glúten (farinha)

– lactose (leite e derivados)

– fermento (pão branco ou bolos)

O que se pode fazer é tomar uma 1 cápsula de fibras ou consumir alimentos ricos em fibras, como ameixa seca preta e o mamão.

O chá verde ou de carqueja também são indicados para casos onde a barriga inchada é causada pela retenção de líquidos, como ocorre antes da menstruação, por exemplo. Para o chá: coloque 1 colher das folhas secas da erva escolhida em uma xícara e cubra com água fervente. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir.

As fibras serão importantes para ajudar na mobilização do bolo fecal, facilitando a eliminação das fezes acumuladas e dos gases. Já o chá vai promover uma melhor filtração renal, eliminando mais facilmente o excesso de líquidos do organismo.

 

 

APRENDA A TRATAR QUEIMADURAS NA PELE


 

Remédio caseiro para queimaduras com alface

Um bom remédio caseiro para queimaduras é o cataplasma de alface, principalmente em caso de queimadura do sol, pois esta é uma verdura com propriedades que ajudam a rejuvenescer a pele e a aliviar os sintomas da queimadura devido a sua ação analgésica.

 

Ingredientes:

– 3 folhas de alface

– 2 colheres (de sopa) de azeite

 

Modo de preparo:

Macerar as folhas de alface com o azeite e depois colocar a mistura numa compressa esterilizada e aplicar sobre a queimadura. O cataplasma deve ser trocado 2 vezes por dia. Estes remédios caseiros estão indicados para tratar queimaduras leves e de pequenas dimensões, porque as queimaduras mais graves necessitam de cuidados médicos. Estão sendo estudados os benefícios da curcumina, o principal ingrediente do açafrão-da-terra, na queimadura, tendo alcançado excelentes resultados, mas a pomada à base de curcumina ainda não está pronta para ser comercializada.

 

CHÁ DE ERVAS PARA ARTRITE E ARTROSE



 

Um excelente remédio caseiro para artrite e artrose é o chá de ervas preparado com chapéu-de-couro e salsaparrilha porque estas plantas medicinais contém substâncias anti-inflamatórias, que combatem a dor e a inflamação e substâncias que auxiliam na reparação tecidual.

 

Ingredientes:

– 1 punhado de chapéu-de-couro

– 1 punhado de mamica-de-cadela

– 1 punhado de unha-de-gato

– 1 punhado de mil-homens

– 1 punhado de salsaparrilha

– 1 litro de água fervente

 

Modo de preparo:

Numa panela com a água fervente acrescente todos os outros ingredientes, tape, espere 20 minutos. A seguir, coe e beba 1 xícara deste chá 5 vezes por dia. Este tratamento caseiro não substitui o tratamento indicado pelo médico e pelo fisioterapeuta mas é ótimo para complementar, diminuindo a dor e a inflamação. Quem estiver tomando medicamentos receitados pelo médico deve informar sobre o uso de plantas medicinais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.