em

Quatro receitas de ovos e doces caseiros para a Páscoa

A Páscoa está cada vez mais próxima, mas quem ainda não fez as compras dos ovos, – e principalmente, quem deseja economizar – pode aproveitar as dicas do Find! desta semana para uma Páscoa mais em conta e super saborosa. Conversamos com a chefe de cozinha Kell Nadal, que mais uma vez nos ensinou receitas deliciosas, desta vez, de doces de Páscoa.

 

Rodrigo Covolan
A chefe de cozinha Kell Nadal oferece cinco deliciosas receitas de doces de Páscoa

 

Além dos ingredientes e passo a passo, ela falou sobre uma série de dicas essenciais para o manuseio correto do chocolate, desde o estado dos utensílios que serão utilizados na confecção dos doces, até a temperatura ideal de cada tipo de chocolate. Confira as receitas e bom apetite!

 

 

COELHO FLOCADO

 

Rodrigo Covolan

 

 

 

 

Ingredientes:

– 400 g de cobertura premium sabor chocolate meio amargo

– 200 g de cobertura premium sabor chocolate meio amargo

– 30 g de flocos de cereais crocantes

 

Modo de preparo:

Coelho: derreta a cobertura meio amarga em banho-maria ou no micro-ondas. Coloque em forminhas próprias com formato de coelho e leve à geladeira. Retire quando estiver esbranquiçada e reserve.

Camada crocante: Derreta a cobertura meio amarga em banho-maria ou no micro-ondas. Acrescente os flocos de cereais e misture bem. Aplique na casca de coelho e leve à geladeira para secar.

 

OVO DE COLHER COM GANACHE DE PAÇOCA E NUTELA

 

Rodrigo Covolan

 

 

 

 

Ingredientes:

– 300g de cobertura premium sabor chocolate meio amargo

– 250 g de creme de avelã

– 100 g de creme de leite

– 100 g de paçoca moída

 

Modo de preparo

Casca do ovo: Derreta a cobertura meio amarga. Utilizando uma forma própria, faça uma camada de cobertura e leve à geladeira para secar. Aplique uma segunda camada e leve novamente à geladeira até secar. Aplique uma segunda camada e leve novamente à geladeira até secar.

Ganache nutella com paçoca: Misturar o creme de avelã, creme de leite e a paçoca moída e deixar repousar por 30 minutos. Montagem: recheie a casca do ovo com a ganache.

 

COPINHOS DE GANACHE DE FRUTAS VERMELHAS

 

Rodrigo Covolan

 

 

Ingredientes:

– 750 g de cobertura em gotas premium sabor chocolate ao leite

– 250 g de pasta de frutas vermelhas

– 100 g de creme de leite

 

Modo de preparo:

Copinhos de chocolate: derreta a cobertura ao leite em banho-maria ou no micro-ondas e molde nas forminhas conforme a instrução do fabricante e reserve.

Ganache de frutas vermelha: misturar  a pasta de frutas vermelhas e o creme de leite e deixar repousar por 30 minutos. Rechear os copinhos reservados.

 

OVO BROWNIE

 

Divulgação

 

 

 

 

Ingredientes:

Brownie:

– 320g de açúcar

– 4 ovos

– 150g de cobertura premium sabor chocolate meio amargo

– 150g de manteiga sem sal

– 140 g de farinha de trigo

– 1 pitada de sal

– 40 g de cacau em pó alcalino

– 150 g de castanha-do-pará

 

Recheio:

– 400 g de doce de leite

– 200 g de ameixa sem caroço picada

 

Casca do ovo:

– 300 g de cobertura premium sabor chocolate meio amargo

 

Modo de preparo:

Brownie: bata o açúcar com os ovos e reserve. Derreta em banho-maria a cobertura meio amarga com a manteiga. Despeje essa mistura sobre os ovos e misture bem. Junte os ingredientes secos peneirados e a castanha e misture. Coloque a massa em uma assadeira forrada com papel- manteiga. Leve ao forno a 180°c por aproximadamente 20 minutos. Espere esfriar.

Recheio: em um recipiente, misture todos os ingredientes e reserve.

Casca do ovo: derreta a cobertura meio amarga. Utilizando uma forma própria, faça uma camada de cobertura e leve à geladeira para secar. Aplique uma segunda camada e leve novamente à geladeira até secar. Aplique o recheio, coloque uma fatia fina de brownie, outra  camada de recheio e outra fatia de brownie, deixando 1cm da borda sem completar. Faça uma nova camada com a cobertura fechando bem, sem deixar o recheio e o brownie aparecendo. Resfrie novamente. Quando estiver firme, coloque a forma de boca voltada para baixo. Estará pronto quando ela estiver esbranquiçada.

 

 

Dicas importantes para o manuseio do chocolate:

• Certifique-se de ter todos os utensílios bem secos. Ao raspar ou cortar o chocolate, use uma faca longa que permita cortá-lo sem que as mãos o toquem;

• Tenha cuidado no manuseio, pois a transpiração das mãos pode vir a alterar o chocolate. Mantenha um pano de prato sempre à mão;

• Lembre-se de que a umidade faz com que o chocolate se torne uma massa compacta que, mesmo aquecida, não se torna fluida;

• Procure trabalhar o chocolate nos dias e horários cuja temperatura esteja em torno dos 20°C ou, se possível, trabalhe em ambiente climatizado (ar condicionado).

• Não é recomendado colocar o chocolate no freezer, e mesmo para facilitar o processo de resfriamento, este procedimento faz com que o chocolate perca o brilho.

• Chocolate amargo não pode ultrapassar os 55°, ou então irá se queimar e formar grânulos de açúcar. O mesmo acontece com o chocolate ao leite se ultrapassar os 50°. Caso apresente textura granulosa, significa que o açúcar se queimou e que o produto não serve mais para o consumo.

• Não trabalhar o chocolate com um batedor de arame (fouet) para que não haja incorporação de ar, evitando assim que o chocolate engrosse.

• A temperatura ideal para se trabalhar o chocolate amargo é entre 30° e 32°. Já para o chocolate ao leite, entre 28° e 30°, e para o chocolate branco, a temperatura ideal é entre 27° e 28°C.

• A temperatura ideal para conservar o chocolate é de 18° a 20°. Deve ser armazenado longe de qualquer fonte de calor e umidade.

ATENÇÃO: os inimigos do chocolate são umidade, calor e mudança brusca de temperatura. Tenha cuidado com estes fatores.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.