em

7 dicas para homenagear as mães sem gastar muito dinheiro

Comprar presente no Dia das Mães é uma prática comum. É, inclusive, uma das datas em que o comércio mais vende no Brasil. Mas, antes de atender ao reflexo automático de ir às lojas, pense no que realmente importa para a sua mãe. Será que ela prefere um objeto ou uma experiência que vai lembrar e carregar consigo para o resto da vida?

Segundo uma pesquisa do Instituto Akatu (que atua há 16 anos pelo consumo consciente), denominada ‘Rumo à Sociedade do Bem-Estar’, mais de 60% da população brasileira, ao responder ‘o que é felicidade para você?’, diz que é ter saúde e bom convívio social com a família e amigos. Apenas 3 em cada 10 brasileiros associa a felicidade a não ter problemas financeiros.

Dessa forma, seria muito bom se as mães fossem homenageadas mais com experiências, que ficarão marcadas em seus corações para sempre, do que com presentes materiais, que acabam e podem ficar esquecidos em um armário.

Para ajudar a fazer desse dia de homenagens uma experiência inesquecível, confira algumas dicas que podem ser usadas para encantar os mais diversos perfis de mães:

 

Cozinhe a comidinha preferida dela

Você sabe qual é o prato preferido da sua mãe? Se não sabe, é hora de descobrir. Mesmo que você não saiba cozinhar, prepare você mesmo a receita – busque ajuda de alguém, se for necessário. Ou convoque toda a família para a cozinha – pode ser divertido se todos se empenharem na produção da refeição. Só não vale deixar todo o trabalho (e a louça suja) para ela!

 

Encontre fotos antigas e organize uma ‘exposição’

Que tal resgatar aquelas velhas fotos de família? Você pode colocá-las em um “varal” para trazer de volta a lembrança de bons momentos. Ou pode preparar uma sessão nostalgia na tela da TV ou do computador.

 

Propicie um momento de relaxamento e bem-estar


Ofereça a experiência de sua mãe cuidar do corpo e do bem-estar, seja em um SPA ou mesmo em casa, com uma massagem relaxante, um escalda-pés com essência perfumada ou uma máscara de hidratação para os cabelos dela.

 

Faça uma seleção das músicas que ela gosta

Qual é a trilha sonora da sua história com a sua mãe? Que música vocês costumavam ouvir juntos desde a infância? Fazer esse resgate pode ser divertido e acabar em dança!

 

Organize um programa cultural

Música, teatro, dança, exposição, cinema. Seja lá qual for a preferência da sua mãe, faça uma pesquisa e providencie as entradas – se a grana estiver curta, pesquise opções gratuitas. E se der, vá jantar em um restaurante que traga a ela memórias saborosas.

 

Faça um piquenique no parque ou ao ar livre

Se o tempo estiver bom, prepare umas comidinhas gostosas, escolha um parque ou local agradável, e estenda a toalha sob a sombra de uma árvore para um piquenique divertido.

 

Promova um encontro inusitado com amigos (as)

Sabe aquele amigo de juventude que sua mãe não encontra faz tempo? Talvez seja emocionante organizar esse encontro, de preferência em algum lugar que eles estavam habituados a frequentar juntos.

Além disso, que tal, diariamente, dividir as tarefas da casa, como?

•           Preparar as refeições (ou ajudar na cozinha)

•           Fazer a limpeza doméstica

•           Ir à feira ou ao mercado

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.