em

Causas e tratamentos para evitar o ronco

O ronco é um problema que afeta não apenas a pessoa que ronca, mas todos aqueles que estão próximos e muitas vezes gera constrangimento ao dormir fora de casa. Uma das causas mais comuns é a apneia do sono, mas outros fatores também contribuem para o surgimento do ronco. Conheça abaixo alguns deles e o tratamento mais indicado.

 

Apneia do sono

 

O ronco é um dos principais sintomas da apneia do sono. O problema surge quando ocorre a obstrução do canal respiratório, ou seja, o fechamento das vias respiratórias durante o sono impedindo que o indivíduo caia no sono profundo e acorde várias vezes durante a mesma noite.

 

o tratamento para apneia do sono pode ser através de aparelhos ortodônticos até cirurgias ortognáticas. A cirurgia ortognática ocorre quando o problema está ligado no nariz ou na cavidade óssea é indicada por um profissional após um diagnóstico completo. Já em crianças pode ser feito cirurgias para remoção das amígdalas e adenóides.

 

Obesidade

 

A obesidade também pode estar ligada ao ronco, pois a gordura acumulada no pescoço contribui para o estreitamento da faringe e impedindo a passagem do ar. Por isso que pessoas obesas com problemas de ronco devem procurar uma dieta para perda de peso. Lembrando que o ronco também afeta pessoas magras por conta de outros problemas, mas pessoas com excesso de peso estão mais propensa a desenvolver o problema.

 

Álcool

 

Mesmo quem não ronca habitualmente pode apresentar roncos após o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. Isso acontece porque o álcool é uma substância que relaxa os músculos do corpo e durante a noite esse relaxamento pode acontecer em excesso e causar o estreitamento da garganta. Para evitar o problema, basta evitar o consumo de álcool antes de dormir.

 

Alergias

 

A famosa rinite alérgica pode contribuir para o surgimento do ronco, pois pessoas que sofrem com esse tipo de alergia estão frequentemente com o nariz entupido. O tratamento acontece através do uso de antialérgicos e limpeza do nariz com soro, mas sempre sob indicação do médico.

 

 

Divulgação
O ronco é um dos principais sintomas da apneia do sono

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.