em

Gravidez saudável: ultrassonografia durante a gestação

Os exames ultrassonográficos são indispensáveis durante a gravidez. No entanto, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 42,4% das gestantes não comparecem às seis consultas mínimas recomendadas durante o pré-natal e, por conta disso, também acabam deixando de ter acesso aos ultrassons, que são importantes na detecção precoce de doenças e malformações.

Cada tipo de exame ultrassonográfico realizado no período da gravidez tem uma função específica, e se complementa com os demais para traçar um quadro preciso sobre a saúde da mãe e do bebê ao longo dos nove meses.

Ultrassonografia é indispensável

A primeira ultrassonografia da gestação costuma ser feita por via transvaginal, melhorando a visualização uterina, e pode ser complementada por outro exame via abdominal. Os aparelhos – que podem ser os clássicos que vemos em laboratórios e clínicas especializadas ou o ultrassom portátil, que é cada vez mais usado no consultório do obstetra – indicam por imagens o tempo de gestação, a quantidade de embriões, e se a gravidez está ocorrendo dentro do útero ou não.

Caso os batimentos cardíacos não sejam identificados com precisão no primeiro exame ou o feto não seja visualizado, pode ser necessário repetir o procedimento após alguns dias.

Outro exame necessário é o ultrassom morfológico, feito no primeiro e no segundo trimestre, e que analisa a anatomia do feto, a translucência nucal e os riscos de doença genética e outras alterações. Com ele, o médico vê de forma mais detalhada a formação dos órgãos e da estrutura do bebê e pode detectar precocemente alterações cromossômicas, como a Síndrome de Down. No exame morfológico também é possível saber o sexo do bebê, porém isso ocorre apenas a partir da 16ª semana.

O ultrassom com doppler avalia-se o líquido amniótico e as condições circulatórias do feto. Há também o ultrassom obstétrico, que descarta possíveis diagnósticos tardios, como a hidrocefalia por exemplo. Ele dá foco especial à placenta e avalia mais detalhadamente a circulação de sangue por meio dela.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.