em

Sustentabilidade e responsabilidade social são a ‘alma’ do negócio

Há cinco meses, Solange Silva e Daiane Garabeli uniram o interesse por produtos artesanais e o fascínio pelas propriedades dos sais e óleos essenciais, e criaram uma sociedade, que já rendeu a criação de mais de 50 tipos de produtos. Juntas, elas desenvolveram uma saboaria artesanal, que tem como objetivo muito mais do que vender um produto. A ideia, contam elas, é aliar sustentabilidade e responsabilidade social na criação de produtos de qualidade, que sejam mais do que um simples cosmético, mas uma fonte de bem estar.

A comercialização acabou se tornando uma consequência, de algo que começou com muito estudo e curiosidade. “Eu sou agrônoma e terminei meu doutorado em dezembro. Um dos tópicos eram os óleos essenciais, e trabalhando com óleos a gente vê a dificuldade de usá-los na agricultura, e em contrapartida, o mercado exponencial que ele tem no cosmético”, conta Daiane.

“Foi quando conheci uma saboaria muito bacana em Santa Catarina, que foi o que me despertou mesmo para o negócio. Quando voltei de férias nós fomos fazer cursos em São Paulo e Campinas. A princípio, a ideia era trabalhar apenas com os aromatizadores, mas na hora que você se descobre fazendo e quer usar os produtos, fica difícil escolher uma coisa só. Então a gente acabou fazendo uma linha gigante, que resultou em mais de 50 tipos de produtos diferentes”.

 

Peterson Strack
Daiane e Solange: as sócias fazem um trabalho 100% artesanal

 

Solange destaca que todos os produtos são totalmente feitos à mão. “A gente não trabalha com máquina. E outro ponto que gostamos muito de trabalhar é a questão dos produtos veganos, que não fazem teste com animais. Nós queremos, inclusive, nos aperfeiçoar nessa parte, pois alguns produtos ainda não são 100% veganos, mas a gente quer chegar lá”, garante.

Artesanato

Na parte de responsabilidade social, Solange e Daiane destacam a utilização do artesanato de um Clube de Mães. “O objetivo é ajudar a fazer o trabalho delas fluir. Além disso, nossas embalagens para presente são todas feitas com sacolas feitas por crianças da Apae. Então a gente tenta mesclar bom gosto, cuidado com a matéria prima, sustentabilidade e a questão social, pois entendemos que a gente faz parte de um sistema e precisamos contribuir de alguma forma”, finalizam.

 

Peterson Strack
Solange e Daiane possuem um atelier onde preparam os produtos

 

Os benefícios dos produtos biodegradáveis

Os produtos biodegradáveis são compostos por itens orgânicos e, por esse motivo, se decompõem facilmente pela ação bacteriana. Trata-se, portanto, de produtos considerados sustentáveis e que contribuem para a redução do lixo e da poluição do solo, das águas e do ar.

Dentro da saboaria de Solange e Daiane, além de biodegradáveis, eles podem ser adquiridos novamente em forma de refil, mas sem geração de mais resíduos. “Assim que o produto acaba, a pessoa traz a embalagem e nós enchemos novamente, assim a gente diminui o impacto no meio ambiente, já que não gastamos mais embalagem para um novo produto ou refil”, explicam.

 

Peterson Strack

 

Linhas para todos os gostos

Solange e Daiane desenvolveram diversas linhas: para homens, mulheres, crianças e até mesmo pets. “Nosso principal objetivo é que a pessoa leve pra casa essa sensação do bem estar, da qualidade do produto mesmo. A gente podia desenvolver só para nós, para substituir os cosméticos comuns, mas optamos pela comercialização para oportunizar que mais pessoas tenham essa opção”. As sócias também desenvolvem produtos sob demanda, com as cores e aromas de preferência do cliente.

 

Peterson Strack

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.