Virada Cultural Paraná em PG define programação

Agência Estadual

Fale com o repórter

Publicado em: 08/10/2013 - 14:43 | Atualizado em: 08/10/2013 - 14:43

A segunda edição da Virada Cultural Paraná, realizada pelo Governo do Estado, vai reunir um pouco da diversidade cultural brasileira, em mais de 500 atividades. Onze cidades recebem, nos dias 26 e 27 de outubro, o Palco Conexões, onde o público poderá conferir gratuitamente atrações locais e nacionais. Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Cascavel, Guarapuava, Londrina, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Toledo e São José dos Pinhais participam do evento.

A programação em Ponta Grossa será dividida em dois palcos, terá entre as atrações bandas como Raimundos, Locomotiva Duben, Cadillac Dinossauros, Novos Malandros, Banda Mandau, entre outros. O evento também contará com atividades como intervenções cênicas, oficina de stencil art e exposição sobre mobilidade urbana. A programação completa pode ser conferida no site http://www.cultura.pr.gov.br/arquivos/File/ProgramacaoPontaGrossa.pdf


A realização da Virada Cultural Paraná 2013 é uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura e Departamento de Trânsito do Estado (Detran), e conta com o apoio do Sesi-PR, Sesc-PR e prefeituras. “As parcerias para esta edição permitiram que o período do evento se estendesse para uma semana de atividades. Assim, conseguimos atender uma das principais metas da cultura no governo Beto Richa, que é descentralizar as ações culturais”, explica o secretário da Cultura, Paulino Viapiana.

SEMANA – Este ano o evento apresenta uma novidade: a semana de arte-educação com ações voltadas à educação no trânsito. De 21 a 26 de outubro, pedestres, motoristas e ciclistas irão ampliar conhecimentos em busca de uma convivência pacífica nas calçadas, ruas e ciclovias. Mais de 200 atividades foram programadas, como caminhadas, apresentações de teatro, oficinas de arte urbana, demonstrações, palestras, exposições e blitze educativas.

“O Governo do Paraná busca novas formas de chamar a atenção dos motoristas para a urgência da mudança de atitude ao volante. Por isso, investimos nas diversas formas de educação para o trânsito, seja na música, dança, cinema, arte urbana, circo ou qualquer expressão cultural que fale diretamente ao condutor”, conta o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná, Marcos Traad.

SHOWS – Jair Rodrigues, Almir Satter, 14 Bis, Zélia Duncan, Fafá de Belém, Teatro Mágico, Tangos e Tragédias, Raimundos, Planta e Raiz, Sandra de Sá, Molungo, Gentileza, Maxixe Maxine, Viola Quebrada, Big Time, A Banda Mais Bonita da Cidade, Trombone de Frutas, Sá e Guarabyra, Moraes Moreira, Djambi e Charme Chulo são algumas das atrações programadas. Algumas cidades vão contar com mais de um palco, proporcionando shows com atrações locais, ampliando o acesso do público.

O repertório de atividades disponível à população é ainda maior. São mais de 500 atrações durante toda a semana, entre shows com artistas nacionais e regionais, apresentações de dança, intervenções cênicas, orquestras, contação de histórias e leitura, atividades recreativas, oficinas de estêncil, circo e artesanato, exposições, exibição de vídeos, teatro, jogos, coral, declamação de poesias e muito mais.

“A realização das edições da Virada Cultural tem sido de extrema felicidade, já que o evento se transformou em uma das promoções mais consistentes do calendário cultural paranaense, empolgando o público e gerando grande expectativa na população”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio Paraná, Darci Piana.

“O Sesi apoia a Virada Cultural Paraná, desde a sua primeira edição, porque vislumbra na cultura um valor indispensável na vida do trabalhador da indústria e de toda a sociedade, contribuindo inclusive para a melhoria da qualidade de vida. É importante destacar a abrangência do evento, que ao chegar a 11 cidades simultaneamente promove e democratiza o acesso ao bem cultural”, Anna Zétola, gerente da área de cultura do Sesi/PR.

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.