em

Audi mostra em Genebra novo R8, que ‘emagreceu’ 50 kg

Divulgação

Melhorias no uso de materiais fizeram carro ficar 50 kg mais leve

Modelo de rua mais próximo possível de um automóvel de corrida da Audi, o R8 terá sua segunda geração apresentada no Salão de Genebra (Suíça), que fica aberto ao público de 5 a 15 de março.

Não lhe faltam credenciais, a começar pelo motor V10 central e uma nova transmissão integral permanente quattro, que garante ótima performance com os 610 cv, que o faz alcançar 100 km/h em apenas 3,2 segundos e 330 km/h de velocidade máxima.

“O automobilismo está presente no DNA da Audi e sempre foi um item importante na construção da personalidade da nossa marca”, afirma Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi AG para o desenvolvimento técnico.

“Com o novo Audi R8, nossos engenheiros estão trazendo a experiência desenvolvida nas pistas de corrida para a estrada. Nenhum outro modelo nosso gera mais emoção do ponto de vista dinâmico. Por isso a segunda geração do R8 V10 plus é o modelo de produção em série mais potente e veloz feito pela Audi em todos os tempos.”

Motor

Seu motor 5.2 FSI é oferecido em duas versões, uma com 540 cv e outra, com 610 cv. A distribuição do torque (força) de tração se adapta às condições de condução. Em casos extremos, 100% do torque pode ser direcionado aos eixos dianteiro ou traseiro. O novo modo Performance no sistema Audi drive select dynamic handling permite a adaptação dos parâmetros de condução.

Mesmo superequipado, o R8 V10 plus pesa só 1.454 kg, 50 kg a menos do que o antecessor, marca atingida sobretudo graças à combinação do alumínio com plásticos reforçados com fibra de carbono na estrutura Audi Space Frame.

Força

O assoalho aerodinâmico, que inclui um longo difusor, aumenta a força vertical e a aderência. Também o chassi, com sua suspensão com duplos braços em ‘V’, demonstra a proximidade do Audi R8 com o automobilismo esportivo.

A segunda geração do R8 serve como base para outros modelos. A última versão do carro esporte elétrico de alta performance R8 e-tron tem 462 cv de potência, realizando a marca de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos.  Graças a novas células de baterias, a autonomia pode ser mais do que duplicada em relação à primeira versão, agora ultrapassando 450 quilômetros.

O novo carro de corrida Audi R8 LMS foi desenvolvido com base nos regulamentos da categoria GT3 que deverão entrar em vigor a partir de 2016. Durante este ano, ele já será desenvolvido na fábrica.  Apesar do grande aumento de desempenho, cerca de 50% dos componentes são os mesmos do carro produzido em série.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.