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Melhorias no uso de materiais fizeram carro ficar 50 kg mais leve
Modelo de rua mais próximo possível de um automóvel de corrida da Audi, o R8 terá sua segunda geração apresentada no Salão de Genebra (Suíça), que fica aberto ao público de 5 a 15 de março.
Não lhe faltam credenciais, a começar pelo motor V10 central e uma nova transmissão integral permanente quattro, que garante ótima performance com os 610 cv, que o faz alcançar 100 km/h em apenas 3,2 segundos e 330 km/h de velocidade máxima.
O automobilismo está presente no DNA da Audi e sempre foi um item importante na construção da personalidade da nossa marca, afirma Ulrich Hackenberg, membro do Conselho da Audi AG para o desenvolvimento técnico.
Com o novo Audi R8, nossos engenheiros estão trazendo a experiência desenvolvida nas pistas de corrida para a estrada. Nenhum outro modelo nosso gera mais emoção do ponto de vista dinâmico. Por isso a segunda geração do R8 V10 plus é o modelo de produção em série mais potente e veloz feito pela Audi em todos os tempos.
Motor
Seu motor 5.2 FSI é oferecido em duas versões, uma com 540 cv e outra, com 610 cv. A distribuição do torque (força) de tração se adapta às condições de condução. Em casos extremos, 100% do torque pode ser direcionado aos eixos dianteiro ou traseiro. O novo modo Performance no sistema Audi drive select dynamic handling permite a adaptação dos parâmetros de condução.
Mesmo superequipado, o R8 V10 plus pesa só 1.454 kg, 50 kg a menos do que o antecessor, marca atingida sobretudo graças à combinação do alumínio com plásticos reforçados com fibra de carbono na estrutura Audi Space Frame.
Força
O assoalho aerodinâmico, que inclui um longo difusor, aumenta a força vertical e a aderência. Também o chassi, com sua suspensão com duplos braços em V, demonstra a proximidade do Audi R8 com o automobilismo esportivo.
A segunda geração do R8 serve como base para outros modelos. A última versão do carro esporte elétrico de alta performance R8 e-tron tem 462 cv de potência, realizando a marca de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. Graças a novas células de baterias, a autonomia pode ser mais do que duplicada em relação à primeira versão, agora ultrapassando 450 quilômetros.
O novo carro de corrida Audi R8 LMS foi desenvolvido com base nos regulamentos da categoria GT3 que deverão entrar em vigor a partir de 2016. Durante este ano, ele já será desenvolvido na fábrica. Apesar do grande aumento de desempenho, cerca de 50% dos componentes são os mesmos do carro produzido em série.