em

Mulher com mioma sofre à espera de atendimento

A descoberta de quatro miomas no útero tem provocado dores intensas em Rosana Alves dos Santos, 42 anos, há dois meses. Ela conta que ainda não conseguiu marcar uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Rosana diz que tem sangramentos diários desde novembro. Ela procurou o posto de saúde mais perto de casa, no Jardim Alto Alegre, e descobriu que também estava com anemia por causa dos constantes sangramentos.

 

Fábio Matavelli
Rosana Alves dos Santos aguarda cirurgia

 

Cansada de esperar pelos exames na rede pública, gastou R$ 250 em uma clínica particular. O resultado do ultrasson foi o esperado. “Eu estou com quatro miomas no útero e, por isso, sinto uma dor queimada em toda a minha barriga”, afirmou.

No último sábado (30), ela foi internada no Pronto Socorro Municipal. O quadro se estabilizou e ela foi ao Hospital Evangélico para tentar fazer uma cirurgia, mas apenas foi medicada e voltou para casa. “Não me deram nem receita médica e eu continuo sangrando e com dor”, completa.

Ela recebeu um encaminhamento do Pronto Socorro Municipal para o Centro da Mulher, pertencente à prefeitura. A filha dela, Lilian Alves Meira, deve entregar o documento amanhã ao Centro da Mulher.

Segundo Lilian, ela teve informações que a cirurgia para a retirada dos miomas está disponível no SUS, porém, não haveria vagas nem médicos especialistas. Conforme a 3ª Regional de Saúde, em Ponta Grossa, o Pronto Socorro deve ter dado alto à paciente porque se trata de um caso eletivo (não emergencial) e é preciso fazer o encaminhamento pelo município.

O mioma é um tumor benigno que cresce dentro ou fora do útero e altera o formato do órgão na medida em que cresce. A doença ocorre com maior incidência entre os 40 e os 50 anos.

Leia mais na edição impressa do DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.