em

Chuvas deixam estragos e provocam queda de temperatura na região

 

Peterson Strack
Moradora, Maria Irene, mostra vazamento de água devido a falta de manutenção nas galerias de águas.

 

As chuvas registradas no último final de semana em Ponta Grossa, e também na região dos Campos Gerais, deixaram estragos em algumas ruas da cidade. O bairro mais afetado foi o Jardim Ponta-grossense, na rua Antônio Patui. De acordo com informações da Defesa Civil, o volume da água superou a capacidade de escoamento das galerias de águas pluviais e, por conta disso, deixou alguns terrenos completamente alagados.

Muros de algumas casas precisaram ser quebrados para que a água pudesse ser escoada. Apesar do susto, nenhuma família ficou desabrigada.

A moradora do bairro, Maria Irene Maciel Rodrigues, relata que o problema com o escoamento da água no bairro acontece desde fevereiro deste ano. “As galerias de águas pluviais estão todas quebradas e a água fica vazando causando a umidade da terra e o alagamento das casas. Já fizemos diversos protocolos para a Prefeitura e nada foi resolvido”, disse ela.

Segundo Maria, o problema se repete a cada chuva forte. “A cada chuva que cai nós ficamos com aquele medo. O meu quintal está alagado e mesmo quando o tempo está seco, o vazamento continua fazendo com a que a terra venha a ceder ainda mais”, relatou.

A reportagem do DC conversou com  o secretário de Obras e Serviços Públicos, Alessandro Lozza de Moraes. Por telefone ele informou que a pasta vem realizando obras de troca de galerias em todo o bairro. “Estamos trocando todas as galerias antigas e esta rua que foi prejudicada pelas chuvas também será atendida”, garantiu.

Mesmo com a realização das obras, o secretário não deu prazos para a conclusão dos trabalhos. “Dependemos de vários fatores, entre eles, as condições climáticas”, comentou.

Em Tibagi, região dos Campos Gerais, os moradores enfrentaram chuvas de granizo. Por sorte, ninguém foi prejudicado.

Frio

Além dos estragos, as chuvas também trouxeram o frio para toda a região. De acordo com o Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar) a previsão será de geada para os próximos dias, inclusive nesta terça-feira (24).

Segundo o Simepar, a massa de ar polar se intensifica sobre a região Sul. O resfriamento atinge todas as regiões do Estado, porém as temperaturas serão ainda mais baixas nas regiões de divisa com o estado de Santa Catarina e no centro-sul, onde há condições favoráveis para a formação de geada.

Para Ponta Grossa, a temperatura segue parecida com os demais municípios da região. A cidade amanhecerá com mínimas de 4°C e terá máxima de 17°C ao longo do dia. Nos próximos dias, as temperaturas se mantêm com mínimas de 8°C e máximas de 15°C.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.