em

Simulação de acidente testa eficiência do atendimento emergencial em PG

A eficiência no atendimento emergencial pelos órgãos de socorro foi testada, na tarde desta sexta-feira, em Ponta Grossa, através da simulação de um acidente. Para manter a expectativa pelo inesperado – que são as situações atendidas no cotidiano -, a encenação aconteceu na hora, com um carro com três ocupantes (bonecos) despencando de um guindaste, a 30 metros de altura. “Até então, não sabíamos se ele cairia para o lado, com as rodas para cima ou de outro jeito”, disse o capitão José Adriano Spak, do 2º Grupamento de Bombeiros.

Spak explicou que o impacto simulou uma colisão frontal entre dois veículos ou ainda um carro e um poste ou outro anteparo, a uma velocidade de 80 quilômetros por hora. No carro, estavam supostamente dois adultos e uma criança no bebê-conforto. As vítimas foram atendidas no local por equipes do Siate, Samu e socorristas e médicos das concessionárias de rodovias.

A simulação encerrou o 1º Seminário de Integração no Atendimento Emergencial, promovido pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e o 2º Grupamento de Bombeiros. O evento aconteceu entre ontem e hoje e reuniu cerca de 400 participantes do Paraná e também de São Paulo e Espírito Santo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.