Por que um profissional deve estabelecer um contrato de leniência para sua carreira?

Fundamental

O termo leniência ganhou visibilidade nos últimos anos no Brasil principalmente a partir dos acordos de leniência feitos por empresas ou pessoas envolvidas em escândalos. Literalmente, pessoas que cometeram crimes e que passaram a fazer acordos de leniência para de alguma maneira suavizar a possível punição que iriam receber. É exatamente sobre isso que gostaria de escrever hoje. Leniência vem do latim e significa suavizar, abrandar. Por isso um profissional deve aprender que o termo leniência pode ser fundamental para que sua carreira se desenvolva hoje em dia.

*****

Envolver

Hoje no mundo corporativo há duas variáveis que estão presentes em qualquer tipo de empresa: a falta de tempo e a pressão por resultados. É mais que natural que todo profissional sinta, por conta da pressão e da falta de tempo, que exercer atividades sem o devido cuidado para respeitar os colegas, se deixando envolver            pela complexidade das situações e quando menos percebe já está sendo grosseiro, já está sendo aquele tipo de colega que ninguém gosta de ter para trabalhar. Aquela pessoa que não respeita os colegas, que maltrata os funcionários, ou ainda, aquela pessoa completamente insensível ao ambiente e ao relacionamento dentro da empresa.

*****

Suportar

As organizações estão valorizando cada vez mais profissionais que suportem a pressão, que saibam gerenciar a escassez do tempoe tenham a capacidade de abrandar, que tenham a capacidade de lenus, de suavizar um processo dentro da organização. São os profissionais lenientes, os profissionais que conseguem suportar toda pressão e ainda tornar leve o ambiente de trabalho. Se você é um profissional que se orgulha de fazer muitas coisas pare para pensar e observe se todas essas coisas que você faz estão revestidas de suavidade e leveza, ou então, se você é a pessoa que faz incêndios dentro da empresa. Pense nisso!

 

Luciano Salamacha