Coluna DC
Governador deve visitar Agroleite na quinta
Divulgação/AEn
(Foto: Divulgação/AEn)

O governador Ratinho Junior (PSD) cumpriu agenda em São Paulo nesta terça-feira (13) e por isso não esteve na solenidade que marcou a abertura oficial do Agroleite, em Castro. Mas, a expectativa é que a visita do governador aconteça na quinta-feira (15), provavelmente no período da tarde, acompanhado de secretários estaduais e lideranças regionais. Há ainda a previsão de visitas de lideranças nacionais, como a ministra da Agricultura, Tereza Cristina e o presidente Jair Bolsonaro, mas as agendas ainda não estão confirmadas. A feira iniciou nesta terça-feira e segue até sábado (17), com expectativa de movimentar mais de R$ 80 milhões em negócios. 

 

Trator Solidário 
Nesta terça-feira (13), o Governo do Estado e o Banco do Brasil realizaram a entrega simbólica de equipamentos financiados pelo Programa Trator Solidário para produtores de Castro; de Ipiranga e de Tibagi durante a abertura do Agroleite, em Castro, com a presença do secretário estadual da Agricultura Norberto Ortigara e do diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Natalino Avance de Souza. O programa Trator Solidário ajuda pequenos agricultores a comprarem tratores, pulverizadores e colhedoras a preços cerca de 15% mais acessíveis que os do mercado. 

Frase
"Vamos criar uma modelagem que atenda o desenvolvimento do Paraná, atenda a população com tarifas justas e obras", governador Ratinho Junior (PSD), sobre o trabalho de modelagem do novo programa de concessões de rodovias que cortam o Paraná.

Pacto federativo 
Prevista para começar a ser discutida ainda este ano, a revisão do pacto federativo poderá englobar de quatro a seis propostas de emenda à Constituição (PECs), disse ontem (13) o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Ele reuniu-se por cerca de uma hora com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir as propostas que pretendem descentralizar recursos da União. Segundo Alcolumbre, as PECs tramitarão simultaneamente no Senado e tratarão de temas como a repartição dos recursos da cessão onerosa (leilão de exploração dos barris extras de petróleo na camada pré-sal), a nova distribuição do Fundo Social do Pré-Sal e a revisão da Lei Kandir. 

Reforma tributária
A comissão especial que debaterá a reforma tributária na Câmara Federal fez a primeira reunião nesta terça (13). Na ocasião, o relator da proposta na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), anunciou um plano de trabalho que inclui a realização de audiências públicas na Câmara Federal e realização de seminários regionais. O objetivo é votar o relatório final em 8 de outubro. Apresentada em abril pelo deputado Baleia Rossi (MDB), a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) tem como base um projeto do economista Bernard Appy, e prevê que cinco tributos sejam substituídos por um único, intitulado Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).


Prêmio  
O deputado federal Aliel Machado (PSB) está mais uma vez entre os indicados ao Prêmio Congresso em Foco, que elege anualmente por votação popular e júri especializado os melhores deputados e senadores que não respondem a processos criminais. Em edições anteriores Aliel esteve entre os três parlamentares paranaenses mais votados. O objetivo é apontar os melhores parlamentares que atuam em Brasília, estimular a sociedade a acompanhar seus representantes, participar da vida política e reconhecer a importância do Poder Legislativo na democracia.
 

Veja os destaques da Coluna DC desta terça-feira (26)

52% dos brasileiros desaprovam Michel Temer

O índice de rejeição do governo de Michel Temer continua. Segundo levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado ontem (25), 52% das pessoas desaprovam o governo do presidente interino, enquanto 38,9% aprovam. Para 51,8% dos pesquisados, o governo está igual desde quando Temer assumiu o governo, em maio. Já 73% dos entrevistados desaprova a proposta da idade mínima de 65 anos para aposentadoria. Sobre as mudanças aplicadas nas eleições municipais de 2016, como a redução do tempo de campanha de 90 para 45 dias, e o fim do financiamento de empresas, a população se mostra favorável às alterações. Segundo o Paraná Pesquisas, 53,6% acreditam que as mudanças deixarão as eleições mais limpas. O Paraná Pesquisas consultou 2.020 habitantes entre os dias 20 e 23 de julho em 158 cidades do país.

 

Eu não pretendo participar da Olimpíada em uma posição secundária, porque ela é fruto de um grande trabalho do ex-presidente Lula e do grande esforço do governo federal, que viabilizou a estrutura do Parque Olímpico e da Vila Deodoro. Dilma Rousseff, presidente afastada, sobre os jogos olímpicos.

 

Porto Amazonas

O ex-prefeito de Porto Amazonas, Miguel Tadeu Sokulski (PSD), foi confirmado candidato à prefeitura após convenção realizada no domingo (24). A convenção reuniu dezenas de pessoas. O nome dele é apoiado por oito partidos: PSD, PR, PRB, PP, PTB, PSC, PSB e PSDB. O grupo pretende lançar 16 nomes às eleições proporcionais. O vice de Sokulski será José Luiz Soldi (PTB). Sokulski já foi prefeito de Porto Amazonas e também vereador, enquanto Soldi foi vice-prefeito e vereador. A coligação ainda será oficializada na Justiça Eleitoral.

 

Nota Social

A Associação de Ministros Evangélicos (AME) e a diocese de Ponta Grossa estão trabalhando para obter recursos através da Nota Paraná. Trata-se do programa Nota Social, idealizado pelo deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Muitas pessoas não querem informar o CPF quando pedem a nota fiscal de suas compras, então essa é uma excelente oportunidade que elas têm de beneficiar entidades sociais. Eu e minha equipe promovemos reuniões com diversas entidades para explicar que existe essa possibilidade e incentivar que eles comecem a recolher as notas fiscais, explica Pauliki.

 

Eleições em Carambeí

O prefeito de Carambeí e pré-candidato à reeleição, Osmar Blum (PSD), participou do encontro realizado na sexta-feira à noite (22) pela legenda, com a participação de 70 pré-candidatos a vereador. O evento teve palestra do advogado especialista em Direito Eleitoral, Davi Artero. Ele tratou sobre marketing eleitoral, comunicação, prestação de contas e mudanças na legislação eleitoral. Durante o encontro, mais cinco siglas confirmaram apoio à candidatura de Blum: PDT, PPS, PT, PMB e PROS. Outros partidos que já confirmaram aliança são o PSD, PSC, PV, DEM, PR, PRB, SD e PTB.

 

Ponto facultativo

A Câmara Municipal de Ponta Grossa teve ponto facultativo ontem (25). Os vereadores puderam emendar o feriado da padroeira Senhora Sant'Ana, nesta terça-feira (26), e não precisaram ir à Câmara. Já na prefeitura, os trabalhos seguiram normalmente. A folga dos parlamentares, no entanto, foi em ritmo de eleições, já que a maioria dos atuais vereadores é candidata à reeleição no Legislativo. A próxima sessão será amanhã (27) com a votação de 10 projetos de lei, entre eles o que propõe mudanças no transporte escolar e é de autoria do Executivo.

Confira os destaques da Coluna DC deste domingo (17)

'Recesso branco' atrasa votações

Apesar de um impedimento constitucional, o Congresso Nacional inicia nesta segunda-feira (18) um período de recesso branco, no qual constam da agenda apenas sessões de debates, sem deliberações, o que na prática significa férias informais para senadores e deputados. Na sexta-feira (15), a calmaria nos corredores da Câmara Federal contrastou com a agitação dos últimos dias, quando foram votados um recurso de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) contra a cassação de seu mandato e a eleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) como novo presidente da Casa. A Constituição prevê o recesso, mas impede que ele seja gozado caso a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano subsequente não tenha sido votada antes de 17 de julho.

 

Hoje, sou eu. É o efeito Orloff: Vocês, amanhã. Eduardo Cunha, deputado federal do PMDB durante depoimento na CCJ em referência ao slogan de uma propaganda de vodka na década de 1980 que dizia: Efeito Orloff: Eu sou vocês amanhã.

 

Polêmicas

Na Câmara, projetos de grande importância para o governo do presidente interino da República, Michel Temer, terão que aguardar até o retorno dos deputados, em agosto. Entre essas matérias estão o projeto de lei que renegocia a dívida dos estados com a União e o que desobriga a Petrobras de participar de todos os projetos do pré-sal. O governo aguarda com ansiedade a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estipula um teto para os gastos públicos. A matéria está parada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

 

SD dividido

O Solidariedade (SD) tem sido procurado nos últimos dias pelos pré-candidatos a prefeito de Ponta Grossa. Entretanto, a decisão deve sair nesta semana. Conforme declarações do presidente do diretório municipal Marcos Zampieri, a legenda deve se decidir entre o PPS, de Marcelo Rangel, e o PMB, do vereador Julio Küller. O único vereador da sigla, Alysson Zampieri já desistiu da reeleição e vai coordenar a campanha do irmão Ricardo Zampieri ao Legislativo. As alianças se intensificam nesta semana, pois a abertura do período de convenções será na quarta-feira (20).

 

Títulos de cidadania

Oito personalidades de Ponta Grossa vão receber títulos de cidadania na semana que vem. A sessão solene está marcada para quinta-feira (21), às 20h, na Câmara Municipal. Veja a relação de homenageados: Fabrício Bittencourt da Cruz, padre Jaime Rossa, Jorge Cristiano Ferraro Nunes, Leônidas Mercer Carneiro, Noeli Salete Tavares Reback, Paulo Sérgio Ferreira da Silva, Valentin Bontorin e Marcos Eduardo Rosas (Repórter Sassá). Os nomes foram indicados por vereadores, apreciados em Plenário e aprovados na Câmara.

 

Prioridade

A partir do dia 20 de julho, os processos eleitorais terão prioridade de tramitação e julgamento. São exceção apenas os processos de habeas corpus e mandado de segurança. A determinação está prevista na Lei das Eleições (Lei 9504/1997). Ela estabelece ainda que essas autoridades, a partir dessa data, não podem deixar de cumprir a determinação em razão do exercício das suas funções regulares. O descumprimento constitui crime de responsabilidade e será objeto de anotação funcional para efeito de promoção na carreira.

Leia os destaques políticos da Coluna DC deste sábado (16)

Eleitores podem fazer doações a pré-candidatos

Os pré-candidatos às eleições deste ano já podem se cadastrar no portal Voto Legal (votolegal.org.br), desenvolvido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). No site os eleitores interessados poderão fazer doação para os candidatos que estiverem inscritos. Lá também poderão acompanhar a movimentação financeira dos concorrentes. O MCCE é uma rede social que reúne mais de 60 entidades com objetivo de enfrentar a corrupção eleitoral. Duas leis de iniciativa popular hoje em vigor, a Lei da Ficha Limpa e a da Compra de Voto, foram sugeridas pelo Movimento. Hoje a entidade fiscaliza as campanhas e busca as assinaturas necessárias para apresentar ao Congresso uma proposta de reforma política.

 

"Os corações dos americanos estão com o povo da França". Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, sobre o atentado que matou mais de 80 pessoas na França.

 

Plano do PPL

O pré-candidato à prefeitura de Ponta Grossa pelo PPL, Leandro Soares Machado, é o primeiro pré-candidato a registrar o plano geral de governo em cartório. Estou determinado a conversar com todos os interessados, cumprindo a vontade dos patriotas do PPL, que desejam ouvir a cidade para que a futura administração não fique distante e fechada no prédio da prefeitura, disse. O plano é composto por 54 itens coincidido com o número do partido. O registro ocorreu ontem no Cartório Müller - 2º Ofício de Registro Civil Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas.

 

Concurso

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu recomendação administrativa à Prefeitura de Ipiranga para seja revogado edital de concurso público destinado a contratação de servidores municipais. No requerimento, o MP-PR sustenta que houve violação aos princípios constitucionais de publicidade e isonomia, entre outras questões. O concurso não consta sequer na página da prefeitura na internet, pois foi divulgado apenas no Diário Oficial do Município. O certame prevê 16 vagas para preenchimento imediato e nove para cadastro de reserva.

 

Aliel visita reitor

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam ontem (15) a visita do deputado federal Aliel Machado e do vereador Pietro Arnaud, ambos da Rede. No diálogo trataram de assuntos relativos a demandas da UEPG junto ao governo federal, derivadas principalmente da proposição de emendas parlamentares. Aliel falou sobre o trâmite da emenda de sua proposição ao Orçamento de 2016, destinando R$ 4 milhões para a construção da maternidade do Hospital Regional.

 

IESol

No mesmo encontro, Aliel Machado ainda relatou ao reitor e à vice-reitora a situação de outra emenda de sua proposição, destinando R$ 250 mil para a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) da UEPG. Esse recurso já está empenhado e, certamente, vai proporcionar avanços no trabalho desenvolvido pela IESol, disse o deputado. O parlamentar ainda cumprimentou o reitor pela sua eleição à presidência da Associação Paranaense das Instituições Públicas de Ensino Superior Público (Apiesp) para o biênio 2014/2016.

Leia os destaques da Coluna DC de sexta-feira (15)

Compra de votos pode ser denunciada por aplicativo

Eleitores poderão denunciar compra de votos, suspeitas de caixa 2 e outras irregularidades eleitorais por meio de um aplicativo de celular. O instrumento é uma das medidas do 'Comitê de Combate ao Caixa 2 nas Eleições de 2016', lançado ontem (14) na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente para telefones com sistemas operacionais Android ou iOS. O aplicativo possibilita colher e armazenar provas documentais e encaminhá-las à ouvidoria da OAB, que a partir dos dados fornecidos, vai analisar as provas e decidir sobre o oferecimento ou não de denúncia. Ele oferece a alternativa de que as denúncias sejam feitas de forma anônima.

 

Nós, deputados e senadores, vamos trabalhar juntos, construir pautas em conjunto para que a gente possa superar a crise, reformar muitos temas no Brasil em conjunto. Rodrigo Maia (DEM-RJ), eleito presidente da Câmara dos Deputados.

 

Reforço

O pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Julio Küller (PMB), recebeu nesta semana o apoio de mais dois partidos: o PHS (do jornalista Tavinho Luck) e o PRTB. Assim, o pré-candidato soma as duas legendas aos partidos que já sinalizaram apoio, como o PDT, o PSDC e o próprio PMB. Os dois novos aliados foram incentivados a apoiar Küller com a ajuda de Marcio Pauliki, deputado estadual pelo PDT e que desistiu de concorrer à prefeitura para concluir o mandato na Assembleia Legislativa. A convenção do PMB ocorre no dia 23 de julho.

 

Tocha Olímpica

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) não irá participar das atividades em comemoração à passagem da Tocha Olímpica em Ponta Grossa, segundo assessores. A cerimônia inicia às 16h de hoje no Parque de Vila Velha e encerra às 19h no Parque Ambiental. Rangel não vai aparecer em público no evento devido à legislação eleitoral, embora a proibição esteja relacionada apenas à participação em inaugurações. A passagem da Tocha Olímpica e os gastos de R$ 136 mil motivaram diversos discursos contrários na Câmara Municipal nesta semana.

 

Navegando

Mesmo que o cliente já tenha consumido o pacote de dados 4G, a Tim vai permitir que o usuário tenha uma rede mínima de navegação. A possibilidade foi anunciada nesta semana pela Tim ao deputado estadual Marcio Pauliki (PDT). Ele lembrou que isso é fruto de audiências públicas e da atuação da Assembleia Legislativa do Paraná por meio das comissões de Indústria, Defesa do Consumidor e dos Direitos da Juventude. Será uma internet com velocidade reduzida, mas vai permitir que a população possa continuar trocando mensagens, por exemplo, comenta Pauliki.

 

Temporais

Após os temporais desta semana, que afetaram 18 mil pessoas, o deputado federal Sérgio Souza (PMDB-PR) buscou o auxílio do ministro da Integração Helder Barbalho (PMDB). Souza pediu atendimento especial a pelo menos 20 municípios que mais sofreram com os estragos das chuvas. Em Salto do Lontra, no sudoeste do Paraná, por exemplo, 800 pessoas estão desalojadas e 4,9 mil pessoas foram prejudicadas. O deputado ainda pediu a manutenção da ponte móvel entre Paiquerê e Guairacá até a conclusão das obras de recuperação.

Leia os destaques da política na Coluna DC de quinta (14)

Prefeitura de Ivaí também antecipa pagamento do 13°

A Prefeitura de Ivaí, nos Campos Gerais, também antecipou o pagamento do 13° salário ao funcionalismo público. Segundo o prefeito Jorge Sloboda (DEM) o pagamento já foi depositado no último dia 8. Em consulta a alguns municípios dos Campos Gerais, a maioria antecipou o pagamento da primeira parcela, que pode ocorrer até novembro. Cidades como Irati, Telêmaco Borba, Jaguariaíva e Palmeira depositaram parte do abono com antecedência. "Todos os funcionários tem direito a receber o 13º, e é por isso que prefiro cumprir com as minhas obrigações, acrescentou Sloboda. Ele também já confirmou sua pré-candidatura à reeleição no município. O prefeito já acumula três mandatos. O município tem 13,6 mil habitantes e tem sua economia baseada na agricultura.

 

"Vou mandar moção para o governador Beto Richa para que medida idêntica seja tomada em Ponta Grossa, com pelo menos 20 viaturas". George de Oliveira (PMN) sobre o aluguel de 200 viaturas para a PM em Curitiba.

 

Indefinição

O vice-prefeito Dr. Zeca (PPS) esteve ontem (13) em Curitiba, segundo informações de membros do partido em Ponta Grossa. O possível pré-candidato pela legenda à prefeitura ainda não confirmou sua posição. É possível que ele apresente sua decisão na reunião de hoje (14) do PPS, que inicia às 19h na Câmara Municipal. Na última sexta-feira (8), o prefeito Marcelo Rangel (PPS) colocou seu nome à reeleição. Há a possibilidade de Dr. Zeca ser candidato a vereador ou concorrer na convenção com Rangel.

 

Debate do PC do B

A Fundação Maurício Grabois, entidade ligada ao PCdoB, realiza amanhã (14) a primeira etapa do ciclo de debates de políticas públicas. O tema central será o orçamento público e o funcionamento do Legislativo municipal. O evento ocorrerá na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa (Rua Rui Barbosa, 131) a partir das 19 horas. O debatedor será o dirigente partidário Elton Luiz Barz. O evento é aberto a todos, especialmente os pré-candidatos às eleições municipais de 2016, independente do partido. A taxa de inscrição é R$ 10.

 

15 carros para o Pred

O Paraná Edificações (Pred) recebeu ontem (13) 15 novos carros, que totalizaram R$ 487 mil. Os veículos serão para fiscalização de obras. Receberam o veículo no Palácio Iguaçu o gerente regional do Pred em Ponta Grossa, Roberto Pelissari, e a engenheira civil Franciele Túllio. O deputado estadual Plauto Miró (DEM) afirmou: Sempre que possível temos que melhorar a estrutura para que as ações dos servidores sejam sempre satisfatórias para a população. Ainda mais com os constantes investimentos que estão sendo feitos na nossa região".

 

PSDC com Küller

O pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa, Julio Küller (PMB), recebeu nesta semana o apoio do PSDC. O empresário Dirlei Cordeiro, coordenador regional da legenda, confirmou a aliança. O nome de Dirlei (dono da academia Bioativa) é cotado para vice de Küller. A chapa de apoio a Küller já conta com o próprio PMB, o PDT, o PMN, o Pros e o PSDC. Küller tem se colocado como a terceira via nas eleições municipais, que já tem o prefeito Marcelo Rangel (PPS) como pré-candidato à reeleição e a oposição representada por Aliel Machado, deputado federal pela Rede.

Confira a Coluna DC de quarta-feira (13)

Scheffer vai se encontrar com Álvaro Dias

O pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa pelo PV, o empresário Alvaro Scheffer foi ontem (12) a Brasília para se encontrar com o senador Alvaro Dias (PV-PR). Ele disse que a pauta da reunião inclui os rumos políticos do partido e da sua pré-candidatura em Ponta Grossa, além de "alguns benefícios" para Ponta Grossa. Scheffer, que é ex-secretário de Indústria e Comércio do governo de Marcelo Rangel (PPS), já confirmou sua pré-candidatura pelo partido, mas afirmou que a convenção ainda não tem data definida. O nome de Scheffer causou resistência para filiados como João Barbiero, que foi afastado do diretório após ser nomeado ao gabinete da senadora Gleisi Hoffmann (PT). O afastamento de Barbiero do partido ainda não está definido.

 

Todos sabem, até os meus mais ferrenhos adversários nesta Casa, da minha familiaridade com o Regimento desta Casa. Nenhum desses pontos seria por mim negado monocraticamente em sede de recurso, se me fosse pedido por outro deputado. Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre sua cassação na Câmara.

 

Reforma no Hemepar

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) visitou o Hemepar de Ponta Grossa e se colocou à disposição para agilizar reformas. Ele se reuniu com o diretor do Hemepar do Paraná, Paulo Roberto Hatschbach, e comprovou que há um projeto pronto que destina R$ 500 mil para a reforma a fim de resolver problemas de infiltração e ampliação do espaço para armazenar bolsas de sangue e plasma. O projeto aguarda liberação de verba da Secretaria Estadual da Fazenda. Pauliki também intercedeu para impedir o fechamento do Hemocentro de Irati.

 

Vereadores do PPL

O pré-candidato a prefeito de Ponta Grossa pelo PPL, Leandro Soares Machado, anunciou a relação dos primeiros 16 pré-candidatos a vereadores. Estou plenamente satisfeito e honrado pela atitude firme dos patriotas, que fortalecem o partido, oferecendo seus nomes. Veja os nomes: Adriane Lopes, Thuany da Silva, Divanir do Nascimento, Celina Andrade, Cristiana Boltão, Talita Lauber, Claiton Medina, Sandro Lima, Wanderli de Abreu, Carlos Carvalho, Paulo Arruda, Rafael Bueno, Regis Maia, Wladimir Lara, Ederson Ribeiro e João Mercer.

 

Medalha Tiradentes

A medalha Alferes Tiradentes de Mérito Rural é uma honraria que será concedida à secretária municipal de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Patrícia Tuma Hilgemberg. A comenda foi criada pelo Instituto Tiradentes, de Minas Gerais, com o intuito de homenagear os secretários municipais de Meio Ambiente. A entrega será no 105° Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, secretários e assessores municipais, nos dias 21 e 22 de julho em Florianópolis. Patrícia se disse 'lisonjeada' pela honraria.

Eleições nas redes

Uma sondagem de intenção de votos, que não passou pelo crivo da Justiça Eleitoral, foi feita por um perfil no Facebook, em Ponta Grossa. Foram computados os votos de 142 pessoas, sendo que os resultados mostram uma tendência de segundo turno. Um dos pré-candidatos a prefeito de Ponta Grossa teve uma porcentagem considerável de votos, porém, o resultado foi obtido após o chamamento na página pessoal do pré-candidato com o link da pesquisa. Ao mesmo tempo, outros candidatos conhecidos tiveram poucas intenções de voto.

Veja os destaques da Coluna DC de terça-feira (12)

Alep terá painel multimídia e leitor biométrico

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) avança na modernização e transparência dos atos no Poder Legislativo. Comandada pelo presidente Ademar Traiano (PSDB), o 1º secretário Plauto Miró (DEM) e o 2º secretário Ademir Bier (PMDB), a Comissão Executiva promove na próxima sexta-feira (15) um processo licitatório para a aquisição de um painel multimídia, além de terminais de votação com leitor biométrico para registro de presença dos parlamentares em Plenário e monitores para acompanhamento dos projetos e requerimentos da pauta de votações. A mudança dos equipamentos ocorre para aumentar a interação com o sistema de informática do Legislativo, permitindo a publicação instantânea dos dados repassados ao Portal da Transparência.

 

Vamos registrar a candidatura não por vontade própria, mas de um conjunto de parlamentares que entendem que reunimos o perfil que a Casa necessita para a presidência. Rogério Rosso (PSD), deputado federal e candidato à presidência da Câmara após a renúncia de Cunha.


'Amado e odiado'

O blogueiro Johnny Willian Soares é o novo 'cidadão honorário' de Ponta Grossa. O projeto de lei é do vereador Paulo Cenoura (PSC) e foi aprovado ontem (11) por unanimidade na Câmara. Em sua fala, o parlamentar justificou que Johnny é 'amado  e odiado' por suas considerações. "Ele é fruto da política e dos políticos", completou. O vereador Marcelo Careca (PR) lembrou que antes o blogueiro "não gostava" do prefeito Marcelo Rangel (PPS) e agora "gosta". Johnny não tem formação em jornalismo e escreve um blog político desde 2009.

 

Tocha Olímpica

Os vereadores da oposição foram derrotados ontem (11) na Câmara. Eles queriam ouvir o chefe de gabinete da Prefeitura de Ponta Grossa, Ricardo Linhares, sobre os gastos de R$ 136 mil com a passagem da Tocha Olímpica, na próxima sexta-feira (15). Por 11 votos a 6, a proposta de levar Linhares à Câmara foi rejeitada. O vereador George de Oliveira (PMN) aproveitou a ocasião para criticar a passagem da tocha e os gastos. Para ele, a tocha é apenas "um pedaço de pau pegando fogo" e o dinheiro deveria ser usado na valorização do esporte.

 

'Pedaladas'

O vereador Antonio Laroca Neto (PDT) foi à tribuna da Câmara ontem (11) para mostrar a cópia de um recibo do Banco do Brasil que traz a transferência de R$ 1 milhão de um fundo destinado ao Mercado da Família para o pagamento do funcionalismo municipal. "É uma verba específica para o fundo, o prefeito não poderia ter feito isso", completou o vereador, que citou a transferência como 'pedalada', lembrando, portanto, a causa do afastamento da presidente Dilma Rousseff. Laroca disse que vai levar a denúncia ao Ministério Público.

 

Legislativo atuante

O pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa pelo PPL, Leandro Soares Machado, analisou ontem (11) que a Câmara Municipal deve conter pré-candidatos capazes de garantir um "legislativo atuante. O PPL conta com uma chapa composta por cerca de 20 nomes, mas os nomes serão definidos em convenção. Segundo ele, a legenda terá nomes representativos. Compreendemos uma certa impaciência, porém somos da opinião que o eleitor merece o melhor para poder votar, justificou Leandro. Atualmente, o PPL não tem representantes na Câmara Municipal.

Confira os destaques da Coluna DC deste domingo (10)

PDT confirma apoio a Julio Küller

O PDT confirmou na noite de sexta-feira (8) o apoio ao pré-candidato à Prefeitura de Ponta Grossa, Julio Küller (PMB). Ex-secretário municipal de Assistência Social do governo de Marcelo Rangel (PPS), Küller se mantém na vaga de vereador. O apoio do PDT já tinha sido previamente anunciado na semana passada, quando o presidente estadual da legenda, Osmar Dias, esteve em Ponta Grossa. O Julio Küller é uma pessoa preparada, com enorme experiência nas questões sociais e que terá o total apoio do PDT na construção de um futuro melhor para Ponta Grossa. A sua candidatura está livre de negociatas ou acordos de gabinete e ele assumiu o compromisso de adotar medidas importantes do nosso Plano de Governo, comenta Pauliki.

 

"Um dia eu disse: 'Em um dado momento, vamos precisar de medidas que podem não agradar no primeiro momento'. Eu digo no primeiro momento, porque subsequentemente as medidas tomadas irão agradar toda comunidade brasileira". Michel Temer, presidente interino, sobre medidas impopulares do governo.

 

Meio ambiente

Antonio Carlos Bonetti é o novo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná. Ele foi convidado pelo Governo do Paraná para assumir o cargo no lugar do funcionário de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) Paulino Mexia. Bonetti foi prefeito de Enéas Marques e vice-prefeito de Francisco Beltrão, onde, atualmente, era chefe do Escritório Regional da Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná). A posse será nesta semana, com data a ser definida pela Secretaria de Meio Ambiente.

 

Mais jovem

O pré-candidato à prefeitura de Ponta Grossa, Leandro Soares Machado (PPL), pode ser um dos postulantes mais novos do país às eleições majoritárias. Ele tem 25 anos e é militante em movimentos sociais. Eu não sei se sou o pré-candidato mais jovem do Brasil. O que sei é que a juventude pode dar a sua contribuição para que tenhamos uma administração pública onde a satisfação do povo, hoje bastante descrente, seja o objetivo principal. O partido, que ainda não tem tempo de tevê, define nos próximos dias coligações para a disputa.

 

Eleições na Câmara

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, confirmou que a eleição para a escolha do novo presidente da Casa será feita na próxima quinta-feira (14). A decisão vai de encontro à deliberação do colégio de líderes, que havia remarcado o pleito para terça-feira (12). A definição em torno da escolha do novo ocupante da cadeira de presidente da Câmara, após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai movimentar o cenário político eleitoral. Os líderes ainda vão tentar, nesta segunda-feira (11), antecipar a data da escolha.

 

Coligações

Esta semana antecede a abertura do prazo para as convenções partidárias, no próximo dia 20 de julho, e os pré-candidatos à Prefeitura e à Câmara de Ponta Grossa devem definir os principais apoios. O PTN, por exemplo, deverá confirmar nesta semana se vai apoiar a candidatura de Aliel Machado (Rede), como a própria legenda do deputado federal chegou a afirmar. Os partidos finalizam as conversações visando aliar o maior tempo de tevê e rádio com o alinhamento da ideologia partidária. Algumas legendas, como o PPL, devem lançar chapa pura.

Leia os destaques da Coluna DC de sábado (9)

Governo do Paraná deve adequar comissionados

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) deve adequar os 4.657 cargos em comissão existentes no governo estadual ao disposto no Artigo 37, Inciso V, da Constituição Federal. Esta é uma das 11 recomendações apresentadas ao órgão pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Reunidos em plenário, eles aprovaram o voto pela regularidade das contas da Seap relativas a 2013, apresentado pelo relator, conselheiro Artagão de Mattos Leão. A Seap alegou, em sua defesa, que está adequando o quadro à determinação constitucional. Segundo as justificativas apresentadas, do total de cargos em comissão, 1.700 são ocupados por servidores de carreira.

 

"Faremos as eleições na quinta-feira; o Regimento e a Constituição estabelecem que a presidência tem essa prerrogativa". Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados após renúncia de Eduardo Cunha.

 

Audiência sobre pedágio

A Frente Parlamentar sobre os contratos de pedágio realizou audiências públicas ontem (8) na Câmara Municipal de Maringá e na Câmara Municipal de Londrina. O grupo trabalha para impedir a prorrogação dos contratos de pedágio, fiscalizando as obras programadas e ouvindo a opinião da população. De acordo com o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) é fundamental tornar os contratos de concessão de pedágio mais transparentes e que a população possa acompanhar as obras que estão sendo efetivamente realizadas.

 

Privatização

O deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR) participou da reunião da Comissão da Petrobras e Exploração do Pré-Sal e votou favoravelmente à aprovação do Projeto de Lei que retira a obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única do pré-sal. Kaefer defendeu ainda a privatização de estatais. Sou liberal convicto e acredito que o Estado tem de se reservar às questões básicas. Se dependesse de mim me livraria de tudo que é estatal, seja grande, média ou pequena. Quanto menos estatais, menor corrupção nós teremos, afirmou.

 

Ideias para Castro

O pré-candidato à Prefeitura de Castro, Marcos Bertolini (PSDB) está à frente do projeto 'Ideias para Castro'. Ele é coordenador político e um dos idealizadores do movimento desenvolvido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV). Na noite de quinta-feira (7), Bertolini conversou com lideranças comunitárias para tratar dos problemas e demandas do município. Castro busca alternativas em algumas áreas e a forma mais eficiente de fazer isso é através da participação popular, pois são as pessoas que vivenciam as dificuldades da cidade, afirma.

Conferência das Cidades

Será realizada dias 25 e 26 de julho a 31ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades. O encontro pretende reunir conselheiros da comissão preparatória da 6ª Conferência Estadual das Cidades. As discussões vão acontecer em Curitiba. Os conselheiros do interior do estado devem confirmar presença até o dia 15. A fase das conferências municipais já encerrou. Ao todo, 243 municípios do Paraná realizaram encontros e, agora, focam a atenção na Conferência Estadual, que acontece em março, em Foz do Iguaçu.